UMN

Reitor da UMN integra delegação do MESCTI que reforça cooperação para o sector em França

 

d667bbf5-68a1-4021-bea3-4cfce81b330f

 

O reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Sebastião António integrou, a convite da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, a delegação do MESCTI que reforçou, em França, os laços de cooperação com algumas Instituições de Ensino Superior (IES) daquele país europeu. Durante dois dias de trabalho, a delegação angolana, liderada pela titular do órgão ministerial efectuou várias visitas de trabalho, com destaque para as realizadas a VetAgro Sup e a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard.

Na VetAgro, uma Instituição Pública de Ensino Superior e de Investigação destinada à formação de veterinários, engenheiros agrónomos e inspetores veterinários de saúde pública, a comitiva angolana foi recebida por Thibaut Nancy (representante do Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar), com quem discutiu sobre questões de cooperações anteriores e outras já em curso, bem como as por estabelecer entre as duas Instituições. Na ocasião a delegação angolana visitou também o CHUV (hospital veterinário universitário) e o Lycée Agricole (Escola Secundária Agrícola) de Cibeins, um dos parceiros da VetAgro.

Já a visita da delegação angolana a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM) foi realizada na sequência da visita efectuada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, acompanhado pela Ministra francesa do Ensino Superior e Investigação, Sylvie Retailleau, a Luanda, no passado mês de Março, onde participaram no Fórum Económico Franco-Angolano. A ocasião serviu para dar início a duas iniciativas franco-angolanas importantes para apoiar a transformação do ensino superior angolano, designadamente: Na área de agronomia e agronegócio com L'Institut Agro Montpellier e na área de ciências e tecnologia de engenharia com UTBM e University of Technology de Compiègne (UTC). A mais alta responsável do MESCTI de Angola aproveitou a ocasião para constatar todas as acções de cooperação mantidas entre a UTBM e instituições angolanas, com destaque para três cursos de mestrado que estarão em pleno funcionamento ainda em 2023 (engenharia de sistemas industriais, engenharia de sistemas ciber-físicos, engenharia e ciência de dados), o acompanhamento de três teses de doutoramento, sobre temas que abordam tecnologias para uma sociedade pós-petróleo, sistemas inteligentes para uma sociedade de aprendizagem e engenharia para química verde. Além disso, várias ações têm sido realizadas para desenvolver o relacionamento entre empresas angolanas e francesas, como o YETOLAB da Universidade Agostinho Neto de Luanda, um fablab inspirado no UTBM Innovation CRUNCH Lab.

A UTBM acolhe actualmente treze estudantes de engenharia e dois estudantes de doutoramento de Angola. O objetivo final desta iniciativa global é estruturar em Angola um tríptico “formação – investigação – inovação” tal como o modelo da Universidade Tecnológica Francesa. Além do reitor da UMN, sebastião António, integraram também a delegação da Ministra do Ensino Superior e Investigação, Maria do Rosário Bragança, os reitores das universidades Rainha Njinga Mbande, Eduardo Ekundi Valentim, Onze de Novembro, Kianvu Tamu, Agostinho Neto, Pedro Magalhães e José Eduardo dos Santos, Virgina Quartin.

Fonte: 

d65729a9-c030-4996-af59-7a2b250b2cee

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Reitor da UMN integra delegação do MESCTI que reforça cooperação para o sector em França