UMN

UMN galardoada com o Prémio Líder em Ensino e Desenvolvimento Humano

PRÉMIO LÍDERES

A distinção foi feita na Gala dos Prémios Líderes Angola 2025, evento que celebrou o mérito e a liderança consciente em Angola, realizada a 18 de dezembro de 2025 no Hotel EPIC SANA, em Luanda, para homenagear figuras e instituições que impulsionam o desenvolvimento do país. A Universidade Mandume Ya Ndemufayo foi reconhecida pelo seu contributo relevante e consistente para o desenvolvimento da sociedade, assente em valores éticos, responsabilidade institucional e visão estratégica.

O certificado bem como o trofeu foram entregues ao Vice-Reitor da UMN para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação, Francisco Maiato Pedro Gonçalves, em representação do Reitor da UMN, Sebastião António, no dia 31 de Dezembro de 2025.

UMN REALIZA COM SUCESSO CONFERÊNCIA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

IMG 4505

A Universidade Mandume Ya Ndemufayo organizou, nesta sexta-feira, 17 de Dezembro, a Conferência Científica sobre a investigação científica em Angola, desde a implantação dos estudos gerais universitários até ao momento actual, evento que esteve enquadrado no âmbito das comemorações dos 50 anos de independência de Angola, e teve como principal objectivo, anlisar a evolução da investigação científica em Angola, desde a implementação dos estudos gerais universitários à actualidade, identificando marcos, desafios, oportunidades e principais intervenientes. Presidiu a cerimónia de abertura o Secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, acto que contou ainda com a intervenção do Decano da Faculdade de Economia da UMN, Unidade Orgânica cujo auditório acolheu o evento.

Durante um dia de debates o evento permitiu rever a história da investigação científica em Angola, destacando os principais marcos, períodos de recuos e de desenvolvimento; Identificar os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior e centros de pesquisa ao longo do tempo; Discutir as políticas públicas implementadas para fomentar a investigação científica e avaliar a sua eficácia; Explorar as colaborações internacionais e a transferência de tecnologia como factores impulsionadores da investigação científica; Propor estratégias para fortalecer o sistema nacional de investigação e inovação, alinhadas às necessidades nacionais e às tendências globais; Partilhar contribuições das investigações científicas feitas nas instituições nacionais.

O programa da conferência esteve composto por um painel de prelecções realizado no período da manhã composto peles seguintes temas e intervenientes: Moderação: Prof. Doutor, António Bartolomeu Alicerces Chivinda Eduardo, Reitor da Universidade Cuito Cuanavale, que conduziu os seguintes temas:

  • História da Investigação Científica em Angola - uma análise cronológica dos principais eventos e desenvolvimentos científicos, desde a implementação dos estudos gerais universitários até aos nossos dias – Prof. Doutor João Sebastião Teta, Antigo Reitor da universidade Agostinho Neto.
  • Desafios Institucionais e Estruturais - exame das limitações enfrentadas pelas instituições de ensino superior e centros de pesquisa, incluindo o acesso ao financiamento, infraestrutura de apoio à investigação e capacitação de recursos humanos – Prof. Doutor Eugénio Adolfo da Silva, Secretário de Estado do Ensino Superior.
  • Políticas Públicas e Estratégias de Fomento da Investigação Científica - avaliação das políticas do executivo destinadas à promoção da investigação científica no país e o impacto dessas políticas no desenvolvimento do sector – Prof. Doutor António Alberto Neves de Alcochete, Consultor do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

No período da tarde foi realizada uma Mesa Redonda sob moderação da Prof.ª Doutora Marcelina Gomes, docente universitária. A mesma abordou o tema: A Investigação científica, ontem, hoje e amanhã - perspetivas futuras e inovação - identificação de áreas emergentes de pesquisa e inovação, bem como estratégias para o fortalecimento contínuo da investigação científica no país e teve como intervenientes o Prof. Doutor António Bartolomeu Alicerces Chivinda Eduardo (Reitor da UCC), o Prof. Doutor Francisco Maiato Pedro Gonçalves (Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação da UMN) e o Prof. Doutor Hélder Pedro Alicerces Bahu (Presidente do ISCED – Huíla).

Entre os resultados produzidos destaca-se a obtenção de conhecimento das investigações desenvolvidas por diferentes actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI); o fortalecimento das redes de colaboração entre instituições de ensino superior, centros de pesquisa e instituições internacionais; a delineação de propostas concretas para a melhoria do Sistema Nacional de Investigação Científica em Angola.

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos