UMN

Instituições de Ensino Superior devem trabalhar para o fortalecimento do Subsistema de Tecnologia e Inovação

IMG 4612

O apelo foi feito pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida, durante a visita que efectuou às Faculdades de Direito e de Economia da UMN, na passada quinta-feira, 12/2, à margem do acto central do dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que presidiu no Lubango. A responsável que reuniu com os membros da Direcção, Docentes e Trabalhadores não docentes daquelas Unidades Orgânicas da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, apresentou um pamorama geral das actividades desenvolvidas em termos de ciência, tecnologia e inovação tendo apresentado dados dos principais acções desenvolvidas pelo Estado em apoio à investigação científica.

Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida apelou para a necessidade do cumprimento célere das solicitações de informações sobre a investigação científica por formas a se garantir a melhoria dos indicadores.

A governante apoiou as iniciativas voltadas para a criação dos Centros de Investigação na Faculdade de Direito e Faculdade de Medicina da UMN, apelando para que os mesmos cumpram com o estipulado na lei 261/21 de 3 de Novembro, que estabelece em Angola o Regime Jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), e apelou para que todas as Instituições de Ensino Superior trabalhem em conjunto com a Secretaria de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, para que se consiga fortalecer o Subsistema de Tecnologia e Inovação.

IMG 4621 IMG 4637

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA NA UMN

DIMMC0
A Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), acolhe, nesta quarta-feira, 11/2, a Conferência Nacional alusiva ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, evento organizado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com o Governo Provincial da Huíla o Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (PDCT), o Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO) e a Embaixada de França em Angola.
A efeméride têm como objectivo promover a participação de mulheres e meninas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em Angola, destacando o impacto das mulheres cientistas no avanço científico e tecnológico do País. .
A sessão de abertura foi presidida pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira. A Secretária de Estado esteve ladeada pela Vice-Governadora da Província da Huíla para o Sector Social, Político e Económico, Maria João Francisca Chipalavela, em representação do Governador da Província, Nuno Bernabe Mahapi Dala, e pelo Magnífico Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Sebastião António.
O dia 11 de Fevereiro foi instituído pelas Nações Unidas como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, tendo aquela organização recomendado a celebração da data sob o signo da inclusão, da igualdade de oportunidades e do empoderamento, com vista à reversão do actual quadro da participação feminina na ciência e na tecnologia, visando o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular os ODS 4 e 5.
DIMMC1 DIMMC2 DIMMC3

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos