UMN

Faculdade de Medicina, reflexão sobre "Violência do Género" encerra Jornadas do 16º Aniversário

IMG-20250514-WA0166
O tema juntou numa Mesa Redonda realizada nesta quarta-feira, 14 de Maio, no auditório daquela Unidade Orgânica da UMN, especialistas, docentes, estudantes e convidados, que direccionaram a sua reflexão sobre as formas de prevenir o fenómeno este fenómeno que afecta grandemente a sociedade angolana, com consequências bastante negativas para as mulheres e para as famílias. Integraram a Mesa Redonda as seguintes entidades: Hirondina Jacinta Fute Júlio - Supervisora do Programa de Saúde Mental no Departamento de Saúde Pública (moderadora), Gladys Ivette Maynard Bermúdez – Psicóloga, Docente da FM-UMN que dissertou sobre Aproximações à violência de género, Maria Del Socorro Tellez Córdova - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, cuja prelecção se centrou na definição de violência obstetrícia, Pascoal António – Médico Legista do Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto e Neusa Cabral – Advogada do Gabinete de Acção Social - MINARS/Huíla que abordaram sobre a violência de género em Angola, Madalena Quilende - Advogada e Professora de Introdução ao Direito, que dissertou sobre o tratamento legal da violência de género em Angola. Durante o evento a Faculdade de Medicina da UMN procedeu a inauguração do Gabinete de Apoio aos Estudantes, que de entre várias atribuições passará a prestar assistência psicológica, moral e vocacional aos estudantes daquela Unidade Orgânica.

Reitor recebe Sub Procurador Titular da Província da Huíla

IMG 20250514 120551
Uma delegação executiva da Procuradoria-Geral da República (PGR) efectuou, na manhã desta quarta, 14 de Maio, uma visita de cortesia à Reitoria da Universidade Mandume Ya Ndemufayo. Encabeçada pelo Sub Procurador Titular da Província da Huíla, Nilton Eliazer Muaca, a delegação da PGR foi recebida pelo Reitor da UMN Sebastião António, num encontro que juntou também membros do Conselho de Direcção desta Instituição de Ensino Superior pública. O mais alto titular da PGR na Huíla, empossado recentemente, aproveitou a ocasião para se apresentar formalmente à comunidade académica, e obter informações detalhadas sobre o histórico, a organização e o funcionamento da maior Instituição de Ensino Superior do Sul do país, tendo na ocasião realçado o notável crescimento que esta alcançou desde a sua criação aos dias actuais, enfatizando o facto de a UMN ser uma grande referência no que respeita a formação de quadros competentes para o sector da justiça no país. O Sub Procurador Titular da Província obteve do Reitor da UMN garantias da criação de especializações, também para a área de direito, à semelhança do que acontece com alguns cursos de especialização já criados noutras áreas de conhecimento ministradas na Universidade Mandume Ya Ndemufayo, bem como, dos desmembramentos administrativos já efectuados para a abertura da segunda edição do Mestrado em Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da UMN.
 
O Sub Procurador Titular da Província da Huíla se fez acompanhar da Procuradora Geral da República junto do Tribunal de Comarca da Huíla, Djamila Vicente, da Procuradora Chefe do Ministério Público junto do SIC – Huíla, Cândida Maria e pelo Director do Gabinete do Sub Procurador Titular da Huíla, Gabriel Jesus.

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos