PROMOÇÃO E APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA APLICADA NAS PRIORIDADES DA UMN
Este objectivo foi avançado pelo Magnífico Reitor da UMN durantes as Jornadas comemorativas do 14º Aniversário da UMN, nas quais apontou ainda a formação académica e técnico-profissional de estudantes e a continuidade da formação de quadros com qualidade capazes de incorporar o ensino de valores humanos, de defesa da pátria, da solidariedade e do desenvolvimento como objectivos da missão da UMN.
A componente científica esteve em alta durante as jornadas caracterizadas por conferências, aulas magnas e mesas redondas, onde foram apresentados trabalhos de investigação científica, os novos cursos de especialização da UMN e os projectos de extensão universitária em curso.
As Jornadas decorreram de 16 a 20 de Outubro, distribuídas em quatro painéis, sendo que a actividade que marcou a abertura oficial das mesmas teve lugar no dia 16 de Outubro de 2023 no Auditório da Faculdade de Direito da UMN, onde esteve em abordagem o Painel I - Génese e Desenvolvimento da UMN. O Magnífico Reitor da UMN, Professor Doutor Sebastião António procedeu a abertura oficial das Jornadas alusivas ao 14º Aniversário da UMN, tendo realçado a importância da efeméride e destacado o papel da Instituição que tem como missão como missão o desenvolvimento de actividades de formação académica e profissional de alto nível, da investigação científica e da extensão universitária, em todas as áreas do saber, destacando também o árduo trabalho desenvolvido por todos os funcionários, sejam docentes ou não docentes, para o alcance desta missão.
No dia 17 de Outubro de 2023 o Auditório nº 2 da Reitoria acolheu o Painel 2 – Investigação, Perspectivas e Desafios, no qual foram apresentadas os seguintes temas: Desafios da Digitalização dos Serviços de Saúde, caso de estudo da Maternidade Irene Neto, pelo Professor Doutor Tomás Hambili, docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, e Necessidade de criação do Repositório Digital da UMN, apresentado pelo Professor Mestre Domingos de Oliveira, Director Adjunto para os Assuntos Científicos do Instituto Politécnico da Huíla da UMN. O debate contou com a contribuição de representantes de instituições hospitalares de referência da cidade do Lubango, responsáveis dos Gabinetes Provincial e Municipal da Saúde o responsável pelo Departamento de Informática do ISCED-Huíla que transmitiu a sua experiência com relação a criação do repositório digital daquela IES, engenheiros do Departamento de Informática do IPH. Dos debates emergiu como principal conclusão e necessidade de se materializar as sugestões propostas pelo estudo do Professor Doutor, Tomás Hambili com relação a digitalização dos serviços de saúde, com enfoque para a Maternidade Camarada Irene Neto, instituição hospitalar que foi objecto do referido estudo, e depois a sua generalização para outras instituições hospitalares. Achou-se também pertinente a inserção dos estudantes de engenharia informática do IPH em estágios nos hospitais para darem início a este processo de digitalização dos dados hospitalares.
No dia 18 de Outubro de 2023 teve lugar no Auditório da Faculdade de Economia da UMN o Painel 3 - Economia e Processos Digitais, evento aberto pelo Digno decano daquela Unidade Orgânica de Ensino e Investigação da UMN, Professor Doutor César Fernando Reis, e que teve como destaque a apresentação de dois temas designadamente: Cripto Moedas: Vantagens e Desvantagens para as Economias, do qual foi prelector o Dr. Josimar Cafina Manuel, e Os Desafios das Startups na Era Digital, Dr. Nelo Napoleão da PCA Challenge. Participaram do evento representantes de diferentes instituições bancárias, empresariais, empreendedores, docentes da Faculdade de Economia da UMN e estudantes.
No dia 19 de Outubro de 2023, por sinal dia de aniversário da UMN, a Faculdade de Medicina da UMN albergou o Painel 4 - Visão e Contextos. A apresentação dos Projetos de Investigação (GEODES, STRIM e FACA), e dos cursos de Especialização (Microbiologia e Parasitologia, Desenvolvimento de Sofware eEstatística Aplicada) e de Extensão Universitária (Projeto UVANDJE) dominaram a componente científica do evento que mobilizou uma maior número de prelectores e participantes entre membros da comunidade académica da UMN e convidados. Foram responsáveis pela apresentação dos projectos acima referidos os Doutores: Edson Livongue (IPH), Madureira Tchivangulula (IPH), Aida Lussinga (IPH), Paula Faria Gonçalves (FM-UMN), Ana Domingos da Silva Gerardo (Decana da FM-UMN) e Francisco Maiato Pedro Gonçalves (VRACPG da UMN).