IPH-UMN destaca Inovação na 8ª CNCT e 3ª FIEBaT
Estudantes e pesquisadores do Instituto Politécnico da Huíla da Universidade Mandume ya Ndemufayo brilham na 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) e na 3ª Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEBaT), eventos de destaque promovidos pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), que decorrem em Luanada de 30 de Novembro a 1 de Dezembro sob o lema "Empreendedorismo Tecnológico Centrado na Inovação Inclusiva, Resiliente e Sustentável". A CNCT e a FIEBaT reúnem mentes criativas e projetos inovadores, num formato híbrido, combinando participação presencial e virtual. Para a presente dição destes dois eventos o IPH-UMN apresenta os seguintes projetos:
Departamento de Informática e Computação:
1- Aplicativo de Compartilhamento de Excedentes Alimentares: Um projeto visionário que visa reduzir o desperdício alimentar ao conectar excedentes a quem deles precisa.
2-Plataforma de Inteligência Artificial para Diagnóstico da Fertilidade do Solo:Uma solução avançada que utiliza IA para avaliar a fertilidade do solo e prever culturas mais adequadas para diferentes condições.
Departamento de Mecânica:
1 - Máquina de Secagem de Frutas: Um projeto inovador que apresenta uma máquina eficiente para a secagem de frutas, contribuindo para a preservação e aproveitamento dos recursos agrícolas.
A participação activa do Instituto Politécnico da Huíla da UMN destaca o seu comprometimento com a inovação, posicionando a instituição como um centro de excelência na promoção da ciência e tecnologia em Angola.
O Reitor da UMN, Prof. Doutor Sebastão António visitou o stand do IPH-UMN nesta quinta-feira, 30 de Novembrode 2023.