UMN

VICE-REITOR DA UMN DESTACA PAPEL CRUCIAL DAS BIBLIOTECAS NO ACESSO AO CONHECIMENTO

 

845b5def-eab1-4350-8b8c-c9454a178ea5

O professor Doutor, Francisco Maiato Pedro Gonçalves interveio no encerramento da Terceira Conferência alusiva ao Dia Mundial das Bibliotecas que a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo organiza anualmente, cuja edição de 2025 teve lugar nesta terça-feira, 1 de Julho, no auditório principal daquela Unidade Orgânica. Na ocasião, o Vice-reitor para os assuntos Científicos e Pós-graduação da UMN felicitou a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo pela iniciativa que nos últimos três anos tem juntado a comunidade académica e não só, para reflectir sobre o papel das bibliotecas na disseminação, promoção e facilitação do conhecimento.

O responsável pela área científica da UMN enfatizou o papel crucial que as bibliotecas desempenham na facilitação do acesso à informação científica e como centros dinâmicos de conhecimento, onde a informação é organizada, preservada e disponibilizada para a comunidade científica, ocupando um lugar vital na promoção, na pesquisa, na educação e no desenvolvimento, tanto para os estudantes, assim como para os docentes, investigadores e para sociedade em geral.

O académico referiu-se à pertinência do lema que norteou o evento “A biblioteca ao serviço da comunidade académica, contribuindo para a aprendizagem e a investigação”, numa altura em que as Unidades Orgânicas da UMN, incluindo a sua Biblioteca Central, foram instadas a se inscreverem na plataforma digital Research4life, uma iniciativa que proporciona às instituições dos países de baixo e médio rendimento o acesso aberto aos conteúdos académicos e profissionais, com o objectivo de melhorar o ensino, a investigação científica e a formulação de políticas nas áreas da saúde, agricultura, ambiente e outras das ciências físicas e sociais.

“Como está a ser a acautelada adaptação às novas tecnologias? Até que ponto estão as bibliotecas preparadas para a mediação da informação? Que competências informacionais possuem? Que políticas existem para o acesso equitativo à informação? Que tipo de infraestruturas temos disponíveis? Quais são as fontes de financiamento e de sustentabilidade? Que parcerias e colaborações existem actualmente? Estas foram algumas questões para as quais o Vice-reitor para os Assuntos Científicos da UMN pediu uma profunda reflexão, salientando que a solução para estes desafios tem passado pela candidatura aos projectos de investigação e de fomento existentes no país e no estrangeiro.

“No capítulo das infraestruturas e recursos, e no da preservação da informação, contamos este ano com um financiamento para criar as condições para o estabelecimento e apetrechamento do núcleo da Biblioteca Central da UMN, contamos criar o núcleo de apoio à investigação científica, contamos criar o repositório científico da universidade", destacou o responsável, como algumas das acções a materializar a curto e médio prazo.

O evento aberto pela Decana da Faculdade de Medicina da UMN, Professora Mestre, Ana Domingos da Silva Gerardo, contou com a presença de várias entidades ligadas à academia e ao ensino geral.

A biblioteca ao serviço da comunidade académica, contribuindo para a aprendizagem e a investigação, foi o tema da Conferência Inaugural ministrada pela Professora Doutora Margarida Ventura, e uma Mesa Redonda a volta do tema "A biblioteca como facilitador do acesso à informação científica" que juntou a Winia Agostinho, Directora da Mediateca do Lubango e a Professora Doutora, Mayelin Bosques, docente da Faculdade de Medicina da UMN, foram os pontos mais altos do evento, que contou ainda com a apresentação da obra literária intitulada "As filhas da onça e a flor da mangueira" de autoria do Dr. Zezé Nguellekka.

O Dia Mundial da Biblioteca é celebrado anualmente a 1 de Julho como forma de enaltecer a importância da leitura na formação e educação das pessoas.

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos VICE-REITOR DA UMN DESTACA PAPEL CRUCIAL DAS BIBLIOTECAS NO ACESSO AO CONHECIMENTO