UMN

NOTA DE CONDOLÊNCIAS DO MAGNÍFICO REITOR DA UMN PELO PASSAMENTO FÍSICO DO PROFESSOR DOUTOR ZEFERINO MANUEL SALDANHA

 

DR SALDANHA PB
Foi com profunda dor e consternação que tomei conhecimento do passamento físico do Professor Doutor, Zeferino Manuel Saldanha, Membro do Conselho de Direcção e do senado da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e Vice-Decano para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 07 de Outubro de 2025, no Hospital Central Dr. António Agostinho Neto no Lubango, vítima de doença.
A morte do Professor Doutor Saldanha como amavelmente era tratado por nós, deixa um enorme vazio no seio do Conselho de Direcção e do Senado da UMN onde era um membro activo, bem como na estrutura directiva da Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo que certamente será muito difícil de preencher.
Lembramos que o Professor Doutor Zeferino Saldanha, abraçou o desafio de juntar-se aos quadros da Universidade Mandume Ya Ndemufayo em Comissão de Serviço, proveniente do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), tendo sido empossado no dia 5 de Abril de 2023 para exercer a função de Vice-Decano para os Assuntos Científicos da Faculdade de Faculdade de Direito, responsabilidade que assumiu com o espírito de missão, para exactamente ajudar a limitar a carência de quadros com que a nossa instituição se debate, tendo desde a sua chegada mostrado uma grande adaptação às nossas dinâmicas e se revelado um excelente profissional comprometido, competente, dedicado, exemplar e portador de um enorme espírito de camaradagem à imagem do verdadeiro profissional da Universidade Mandume Ya Ndemufayo.
Quis o destino que a sua presença entre nós fosse bastante curta, entretanto, suficiente para inspirar todos os profissionais que com ele trabalharam sobre zelo, dedicação, compromisso e acima de tudo sobre a preservação da ética profissional e do valor humano com o qual nos inspirou por meio do seu ser calmo, pacífico, atento e amável.
Neste momento em que a dor da perda uma vez mais se apossou da Faculdade de Direito da UMN e de toda a comunidade académica da província da Huíla e da Região Sul do País, faltam-nos palavras e elogios perdem o sentido. Ainda assim, não podemos deixar de aproveitar a ocasião, para enaltecer a grande personalidade que foi o Professor Doutor Zeferino Saldanha que com coragem assumiu o desafio de ser uma pedra basilar na nossa estrutura e certamente não comprometeu. Por isso, lamentamos com profundo pesar a sua partida prematura, que deixa um vazio que tanto nós, quanto a sua família, certamente teremos enormes dificuldades em preencher.
Nesta hora de profundo pesar, permitam-me que expresse em nome da Direcção da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, do colectivo de trabalhadores docentes, funcionários não docentes e no meu próprio, as nossas mais sentidas condolências à família enlutada, à Direcção, trabalhadores, estudantes e toda comunidade afecta à Faculdade de Direito da UMN.
Que a sua alma descanse em paz.
GABINETE DO REITOR DA UNIVERSIDADE MANDUME YA NDEMUFAYO, Lubango, 07 de Outubro de 2025.
O Reitor
Sebastião António (Ph.D.)
Professor Catedrático

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos NOTA DE CONDOLÊNCIAS DO MAGNÍFICO REITOR DA UMN PELO PASSAMENTO FÍSICO DO PROFESSOR DOUTOR ZEFERINO MANUEL SALDANHA