UMN

UMN REALIZA COM SUCESSO CONFERÊNCIA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

IMG 4505

A Universidade Mandume Ya Ndemufayo organizou, nesta sexta-feira, 17 de Dezembro, a Conferência Científica sobre a investigação científica em Angola, desde a implantação dos estudos gerais universitários até ao momento actual, evento que esteve enquadrado no âmbito das comemorações dos 50 anos de independência de Angola, e teve como principal objectivo, anlisar a evolução da investigação científica em Angola, desde a implementação dos estudos gerais universitários à actualidade, identificando marcos, desafios, oportunidades e principais intervenientes. Presidiu a cerimónia de abertura o Secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, acto que contou ainda com a intervenção do Decano da Faculdade de Economia da UMN, Unidade Orgânica cujo auditório acolheu o evento.

Durante um dia de debates o evento permitiu rever a história da investigação científica em Angola, destacando os principais marcos, períodos de recuos e de desenvolvimento; Identificar os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior e centros de pesquisa ao longo do tempo; Discutir as políticas públicas implementadas para fomentar a investigação científica e avaliar a sua eficácia; Explorar as colaborações internacionais e a transferência de tecnologia como factores impulsionadores da investigação científica; Propor estratégias para fortalecer o sistema nacional de investigação e inovação, alinhadas às necessidades nacionais e às tendências globais; Partilhar contribuições das investigações científicas feitas nas instituições nacionais.

O programa da conferência esteve composto por um painel de prelecções realizado no período da manhã composto peles seguintes temas e intervenientes: Moderação: Prof. Doutor, António Bartolomeu Alicerces Chivinda Eduardo, Reitor da Universidade Cuito Cuanavale, que conduziu os seguintes temas:

  • História da Investigação Científica em Angola - uma análise cronológica dos principais eventos e desenvolvimentos científicos, desde a implementação dos estudos gerais universitários até aos nossos dias – Prof. Doutor João Sebastião Teta, Antigo Reitor da universidade Agostinho Neto.
  • Desafios Institucionais e Estruturais - exame das limitações enfrentadas pelas instituições de ensino superior e centros de pesquisa, incluindo o acesso ao financiamento, infraestrutura de apoio à investigação e capacitação de recursos humanos – Prof. Doutor Eugénio Adolfo da Silva, Secretário de Estado do Ensino Superior.
  • Políticas Públicas e Estratégias de Fomento da Investigação Científica - avaliação das políticas do executivo destinadas à promoção da investigação científica no país e o impacto dessas políticas no desenvolvimento do sector – Prof. Doutor António Alberto Neves de Alcochete, Consultor do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

No período da tarde foi realizada uma Mesa Redonda sob moderação da Prof.ª Doutora Marcelina Gomes, docente universitária. A mesma abordou o tema: A Investigação científica, ontem, hoje e amanhã - perspetivas futuras e inovação - identificação de áreas emergentes de pesquisa e inovação, bem como estratégias para o fortalecimento contínuo da investigação científica no país e teve como intervenientes o Prof. Doutor António Bartolomeu Alicerces Chivinda Eduardo (Reitor da UCC), o Prof. Doutor Francisco Maiato Pedro Gonçalves (Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação da UMN) e o Prof. Doutor Hélder Pedro Alicerces Bahu (Presidente do ISCED – Huíla).

Entre os resultados produzidos destaca-se a obtenção de conhecimento das investigações desenvolvidas por diferentes actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI); o fortalecimento das redes de colaboração entre instituições de ensino superior, centros de pesquisa e instituições internacionais; a delineação de propostas concretas para a melhoria do Sistema Nacional de Investigação Científica em Angola.

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos UMN REALIZA COM SUCESSO CONFERÊNCIA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL