UMN

Reitor da UMN em Exercício destaca crescimento da Instituição desde a sua criação

IMG 1771

A Reitoria da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, convocou os órgãos de comunicação social para balancear as actividades desenvolvidas ao longo do ano académico 2014. Na conferência de imprensa decorreu no auditório número dois da Reitoria da UMN, o Reitor em Exercício da Instituição afecta a Sexta Região Académica com sede na cidade do Lubango, Abraão Mulangi, destacou também o crescimento da UMN nas dimensões académica, de pesquisa e pós-graduação e a de extensão. Eis os dados apresentados pelo Magnífico Reitor em exercício da UMN Abraão Mulangi.

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a UMNsustenta a visão estratégica de que ate 2025, tornar-se numa instituição do ensino superior consolidada nos padrões clássicos e modernos, reconhecida no mundo pela excelência no ensino de qualidade, na produção do conhecimento (pesquisa), um espaço de expressão cultural e extensão voltadas para o desenvolvimento sustentável de angola.

Hoje estamos aqui para dentro dos nossos objectivos institucionais, em síntese, apresentar aquilo que foi a nossa acção em 2014 nas DIMENSÕES ACADÉMICA, DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO E A DE EXTENSÃO-

Assim,

NA DIMENSÃO ACADÉMICA

 

Dinâmica Académica/ ano, Qt estudantes

Crescimento/ano, %

Ano académico

Total de Aluno(TA)

Total de Cursos(TC)

TA, %

TC, %

2009

871

13

0,0

0

2010

2.095

15

140,5

15,4

2011

3.658

20

74,6

33,3

2012

5.279

21

44,3

5,0

2013

7.951

31

50,6

47,6

2014

10.611

35

33,5

12,9

CRESCIMENTO EM MEDIA DESDE 2009-2014

57,3

19,0

A aplicação prática do SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA-SIGU, nomeadamente no que diz respeito ao seu subsistema de gestão académica e pedagógica (SGAP). Já efectuamos todos processos de gestão académica nesta plataforma, incluindo as matrículas em online.

Foi criado e em pleno funcionamento, o GABINETE PARA OS ASSUNTOS ESTUDANTÍS E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL DOS ESTUDANTES que funciona junto da reitoria

NA DIMENSOES DA PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

No âmbito do programa de qualificação de docentes e de pós-graduação:

Contamos com 36 mestrandos e 22 doutorandos dos quais 6 em regime sandwich 52 em regime integral, nas universidades com as quais a UMN tem contacto.

Contamos com o regresso de 11 docentes da UMN capacitados na UC, no âmbito do programa de requalificação de docentes e da visão da dupla titulação ao longo prazo entre as duas instituições de ensino superior.

NO ÂMBITO DO  PROGRAMA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Temos criadas 3 linhas de investigação com respectivos grupos e projecto em curso, nomeadamente;

Genética

com projecto borboleta referente ao estudo de duas famílias com deformidades ósseas, nas comunidades do Humufito e Onamayaka, na província do Cunene. Esta linha contará em breve com mestrandos e doutorandos  da  UMN

Direito Costumeiro

, referente ao estudo do direito constituedinario como fonte de direito angolano no futuro

As Tecnologias de Informação e a Sociedade

, que conta com o Projecto Integrado e-otchoto, o Ondjango electrónico que integra entre outros subprojectos de oficinas de Inclusão Digital vs Inclusão Social

NO ÂMBITO PROGRAMA DE DIFUSÃO CIENTIFICA DA UMN

Com apoio do Ministério do Ensino Superior Organizamos, a II Conferencia da UMN e o Forum de Gestão das Instituições do Ensino Superior da CPLP, que foi uma co-organização com a  UAN.

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia realizamos Workshop conjunto Angola-África do Sul  para cooperação nos domínios da ciência e tecnologia;

Participamos nas Feiras do Inventor Angolano e a de Ideias, Invenções e novos produtos realizados em Luanda e Nuremberg/Alemanha), onde regatamos as medalhas de ouro e prata, respectivamente. De recordar que essas feiras foram realizadas com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Está em uso na UMN a plataforma digital africana para gestão de cooperação científica - o AFRICAN RESEARCH.

A realização das Jornadas Cientificas das Faculdades de Direito, Economia, Medicina, e das Escolas Superiores Politécnicas do Namibe, Ondjiva e da Escola Superior Pedagógica do Namibe.

A realização da feira do estudante do Instituto Superior Politécnico da Huíla

Na dimensão do capital de informação

Esta em pleno funcionamento e melhorado web site institucional  da UMN

Esta em curso a criação de uma rede universitária segura e escalável (VPN) da UMN

Esta em conclusão a criação do Sistema Integrado de Gestão Universitária SIGU/SAD, incluindo o Subsistema  de Apoio a Decisão e Monitorização dos Indicadores de Desempenho Institucional.

Recordamos que o SIGU, integra outros 4 módulos que neste momento estão em desenvolvimento, nomeadamente:

Subsistema de Gestão Cientifica e Inovação Tecnológica (SGCIT) contendo os seguintes pacotes:

Pacote de gestão de pesquisa cientifica (PGPC);

Pacote de gestão de inovação tecnológica (PGIT)

Subsistema de gestão das acções de cooperação, intercambio e extensão (SGCIE) contendo os seguintes pacotes:

Pacote de gestão das acções de cooperação e intercambio (PGCI)

Pacote de gestão das acções de extensão universitária (PGEU)

Subsistema de gestão administrativa (WORKFLOW), patrimonial, financeira e de recursos humanos (SGAPFRH) contendo os seguintes pacotes:

Pacote de gestão documental (WORKFLOW)(PGD);

Pacote de gestão patrimonial (PGP);

Pacote de gestão financeira (PGF);

Pacote de gestão de recursos humanos (PGRH)

Subsistema de apoio a decisão (SAD) e monitorização dos indicadores de desempenho institucional (SADMIDI) na base do BSC da UMN contendo os seguintes pacotes:

Pacote de apoio a decisão (SAD) que contem modelos estatísticos, operacionais, de inteligência artificial e outros de apoio a decisão;

Pacote de monitorização dos indicadores de desempenho institucional (PMIDI/BSC) na base das dimensões incluídas no mapa BSC da UMN constante no PDI.

 

 

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Reitor da UMN em Exercício destaca crescimento da Instituição desde a sua criação