UMN na Expedição e Exibição do Documentário Sobre as Origens da Capoeira
A Universidade MAndume Ya Ndemufayo e um grupo de pesquisadores Brasileiros, Ingleses e Namibianos, realizaram uma expedição conjunta pelas províncias da Huíla e Cunene, para a descoberta das Rotas Angolanas da Capoeira. A Expedição terminou com a exibição do primeiro filme documentário produzido pela equipa de investigadores estrangeiros, intitulado Jogo de Corpo, Capoeira e Ancestralidade, e que retrata as origens angolanas da Capoeira.
A Directora Provincial da Cultura da Huíla, Marcelina Gomes, valorizou a iniciativa, destacando dados antropológicos que apontam que a capoeira teve origem em Angola
O Docente Universitário José Miúdo Ndambuca destacou que a investigação vem reforçar a ligação histórica entre o Brasil e Angola.
O também Docente Universitário Mário Fernando Java realçou a importância de se expandir o estudo para a Província do Namibe e destacou aspectos antropológicos das origens destas artes de luta e dança.
Alberto Raimundo Wapota desenvolveu um estudo sobre o Engolo, estilo de luta apresentado como uma das origens da Capoeira e apelou para uma investigação mais profunda.
E o investigador Brasileiro Mestre Cobra Mansa considerou que da expedição saem contributos bastante valiosos para a investigação, que conta com o apoio da comunidade académica da UMN.
MAIS FOTOS