ISPH Organiza Ciclo de Palestras Sobre Preservação Ambiental Para Saudar os 40 Anos da Independência Nacional
“Pensar verde para uma vida saudável” é o tema central de um ciclo de palestras que o Instituto Superior Politécnico da Huíla promove de 29 de Outubro a 7 de Novembro do corrente ano. A actividade decorre naquela instituição de ensino superior pertencente a Universidade Mandume Ya Ndemufayo e enquadra-se nas comemorações dos 40 anos da Independência Nacional.
Além dos painéis de debate seleccionados à volta do tema central, a actividade contempla também uma campanha de plantação de cerca de 220 árvores, sendo 180 ornamentais e 60 de cortinas de vento, nas escolas e artérias da Sede comunal da Arimba.
Falando em conferência de imprensa o Vice – Decano Para a Área Cientifica do ISPH Rafael Chingachiwa salientou que a iniciativa faz parte, por um lado, da necessidade de se dar cumprimento as orientações saídas da última Reunião do Conselho de Concertação e Auscultação Social da Província da Huíla, que recomendou aos cidadãos e as instituições públicas e privadas a pautarem por um comportamento de preservação das plantações que já existem e empenharem-se em campanhas de plantação de novas árvores, e por outro responder as exigências de extensão universitária, já que a instituição possui um curso de engenharia em agronomia o que lhe confere responsabilidades acrescidas para com a sociedade. A campanha de plantação de árvores será acompanhada de acções de sensibilização da sociedade sobre a importância da plantação e preservação das árvores para propiciar um ambiente saudável, nesse sentido serão ministradas palestras no ISPH e em instituições do ensino geral da comuna da Arimba. A actividade conta com o envolvimento dos docentes e estudantes do ISPH e de outros actores ligados a educação naquela comuna. Rafael Chingachiwa garantiu ainda a repetição da iniciativa em futuras ocasiões.