Prémio Estudantes Nova Gazeta 2015 Quatro dos Onze Galardoados São da UMN
Foto de A Nova Gazeta
A Universidade Mandume Ya Ndemufayo arrebatou quatro dos onze prémios na Gala do PRÉMIO ESTUDANTES NOVA GAZETA. A cerimónia de premiação teve lugar no dia 5 de Novembro de 2015, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda. O Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo esteve representado no evento pelo Prof. Pedro Rogério de Freitas Rey, Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação da UMN. Recorde-se que esta foi a terceira edição do Prémio Estudante Nova Gazeta que este ano contou com o patrocínio Institucional da Ministra da Ciência e Tecnologia, Prof. Doutora Maria Cândida Teixeira. Prestigiaram a gala como convidados especiais Reitores das universidades Públicas e Privadas de Angola, Membros do Governo, Docentes, estudantes e representantes das Empresas Patrocinadoras do evento, bem como de outras instituições e individualidades convidadas.
Os estudantes da UMN fizeram parte de um grupo de 100 candidatos presentes no acto, vindos de todo País e a representar 20 Instituições do Ensino Superior Público e Privado que concorreram ao prestigiado Prémio, atribuído pelo Semanário Nova Gazeta. Os onze Melhores Estudantes do Ano 2015 foram escolhidos mediante a selecção das melhores notas. Cada vencedor recebeu 1.100.000 Kz (Um milhão e cem mil Kwanzas), um trofeu e um certificado.
Os vencedores receberam também, por parte das empresas patrocinadoras, outros prémios tais como: um Curso de Inglês, oferecido pela Wall Street English e uma máquina de café, oferecida pela empresa Delta entre outros.
A Universidade Mandume Ya Ndemufayo arrebatou quatro dos onze prémios nas seguintes categorias:
1º Categoria Estudante do Ano – Engenharia: INOCÊNCIO CAPITÃO CÉSAR; 18,11 Valores (2º ano de Engenharia de minas – Instituto Superior Politécnico da Huíla – UMN).
2º Categoria Estudante do Ano – Medicina: CRISTINA ELAVOCO CARLOS CHIQUETE; 18,14 Valores (4ª ano de Medicina – Faculdade de Medicina da UMN).
Foto de A Nova Gazeta
3º Categoria Finalista do Ano – ANTÓNIO MUTECA CHINDEMBA; 18,57 Valores (4º Ano de Química da Escola Superior Pedagógica do Namibe – UMN).
Foto de A Nova Gazeta
4º Categoria Ciências da Educação e Letras: MARAVILHOSO CAHOSSI CANGUEL, 17,33 Valores (3º Ano de Geografia da Escola Superior Pedagógica do Namibe – UMN).
Foto de A Nova Gazeta
Foram também encontrados os seguintes finalistas:
Categoria de Ciências da Saúde: ISLANIO FRANCISCO BAPTISTA, do 3º Ano de Enfermagem da Escola Superior Politécnica de Menongue (ex – UMN), actual Universidade Cuito Cuanavale, com 19,3 Valores;
Categoria de Ciências Agrárias e Ambiente: LARICE ISABEL FRANCISCO TYVUNDE PEDRO, do 4º Ano do Curso de Agropecuária da Escola Superior Politécnica de Ondjiva (Ex – UMN), actual Universidade Cuito Cunavale, com 16,3 Valores;
Categoria Ciências Exactas – Universidade Metodista de Angola; Categoria Ciências Económicas e Gestão – Universidade Katiavala Bwila; Categoria Ciências Jurídicas e Políticas – Universidade Lusíada de Angola; Categoria Ciências Sociais e Humanas – Universidade Católica de Angola; Categoria Estudante de Mérito – Universidade Agostinho Neto.
De referir que com a conquista destes quatro prémios a Universidade Mandume Ya Ndemufayo aproximou-se da Universidade Agostinho Neto, que mais prémios conquistou até ao momento. Sob o comando do Ex – Reitor Prof. Doutor Orlando da Mata, a UAN recebeu um total de seis prémios (três em 2013 e igual número em 2014).
Realçar ainda que a Universidade José Eduardo dos Santos, dirigida pelo Reitor Cristóvão Simões, já obteve quatro prémios nas duas primeiras edições.