UMN

Aberta Oficialmente a Campanha de Acção Para a Prevenção e Controle da Febre Amarela da UMN

CAMPANHA MEDICINA 1

Sob o Lema "Todos Contra o Mosquito da Febre amarela" foi aberta nesta segunda-feira (22) a Campanha de Acção e Controlo da Febre Amarela, que tem a chancela da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo. A cerimónia de abertura aconteceu no Anfiteatro do Edifício Mandume e contou com a presença de Sua Excelência o Governador Provincial da Huíla Mestre João Marcelino Tyipingue, o Magnífico Reitor da UMN Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, a Vice-Governadora Provincial da Huíla para o Sector Político e Social Doutora Maria João Tchipalavela, o Director Provincial da Saúde Doutor Altino Matias e do Administrador Municipal do Lubango Doutor Francisco Barros Leonardo, além de dois dos Vice-Reitores da UMN, Decanos e Vice-Decanos das Unidades Orgânicas da UMN, Docentes e funcionários da Faculdade de Medicina, Directores das Instituições hospitalares da cidade do Lubango e estudantes.

FEBRE AMARELA REITOR

Magnífico Reitor da UMN - Prof.Doutor Orlando da Mata

Na sua intervenção, Magnífico Reitor da UMN, enalteceu a presença de Sua Excelência o Senhor Governador Provincial da Huíla Mestre João Marcelino Tyipingue, que considerou ser um factor motivacional e para a realização de actividades do género. O Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata disse que «a Universidade na qualidade de ser um local de saber, deve estar presente na sociedade e estar atenta aos grandes problemas que afetam a sociedade e as populações, e a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo está atenta a todos estes apectos». O Magnífico Reitor frisou que o país e particularmente a província de Luanda está a sofrer uma epidemia de Febre Amarela, alertou para a atenção que deve ser prestada à medicina preventiva, que considera ser mais eficaz e barata que a medicina curativa, e por isso, a Faculdade de Medicina achou por bem realizar a presente campanha em parceria com outros organismos ligados a saúde na província da Huíla. O mais alto responsável da Direcção da Universidade Mandume Ya Ndemufayo considerou que para qualquer ser humano o bem mais precioso é a saúde tendo chamado ainda a atenção, para a necessidade de se ter uma população saudável pois que, e citamos: «uma população saudável, um homem saudável produz, ao passo que uma população doente, com indivíduos doentes podem produzir, mas a sua capacidade de produção não é a mesma que a de um indivíduo saudável, por isso nós temos que estar atentos àqueles problemas graves, que podem por em causa a qualidade de vida das nossas populações» disse.

O Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata terminou enfatizando que a campanha ora aberta, vem juntar-se aos esforços do executivo central e do executivo local, no sentido de informar as populações dos perigos da Febre Amarela, das formas de se evitar a doença, adquirir conhecimentos de como a mesma se manifesta, e dos cuidados a se ter em conta para evitar a propagação desta. Na ocasião felicitou a Decana da Faculdade de Medicina e o seu “Staff” (Vice-decanos, docentes e estudantes monitores) envolvidos na campanha, pela iniciativa tomada tendo felicitado também todos os outros organismos que gerem a saúde na província da Huíla, pelo apoio prestado que considerou fundamental para que a iniciativa se concretizasse.

 

FEBRE AMARELA GOVERNADOR

Governador Provincial da Huíla Msc. João Marcelino Tyipingue

Por seu turno o Governador Provincial da Huíla Mestre João Marcelino Tyipingue agradeceu em nome do Executivo que dirige, a iniciativa tomada pela Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, de aliar-se aos esforços dos organismos da saúde na campanha de combate a Febre Amarela. O mais alto mandatário da província chamou atenção para a necessidade de se informar a população, para se prevenir e evitar a doença e apelou para o envolvimento de todos os sectores da sociedade na sensibilização das formas de prevenção da Febre Amarela. Fez ainda menção a necessidade de se combater o lixo que se acumula e que tem sido o foco de muitas doenças. Para o Governador Provincial da Huíla, a iniciativa da Faculdade de Medicina deve ser seguida por outras instituições públicas e privadas, organizações juvenis, instituições do ensino superior privadas e outras, pois, revela a presença da intelectualidade na partilha de conhecimentos, visando a resolução de problemas que afectam a província e não só, numa altura em que se presta grande atenção a missão da universidade.

FEBRE AMARELA DRA ANA

Decana da Faculdade de Medicina da UMN - Doutora Ana da Silva Gerardo

E a Doutora Ana da Silva Gerardo, Decana da Faculdade de Medicina da UMN destacou que a actividade tem como objectivo o lançamento do Programa de Luta Contra a Febre Amarela, numa perspectiva de se juntarem as demais iniciativas levadas a cabo quer a nível do Governo Central, bem como, a nível do Governo local através das direcções provincial e municipal da saúde e de forma particular pelo Departamento de Saúde Pública da Província da Huíla.

A digna Decana agradeceu a todos os parceiros que ao longo do período de preparação da presente campanha, aliaram-se a iniciativa da Faculdade de Medicina da UMN para que a mesma fosse um êxito.

FEBRE AMARELA 1  FEBRE AMARELA 2  FEBRE AMARELA 3

A Campanha de acção para a Prevenção da Febre amarela está dividida em três fases, tendo iniciado no passado dia 12 de Fevereiro com a formação dos monitores da Faculdade de Medicina sob coordenação da Direcção Científica daquela Unidade Orgânica. Os monitores ora formados com o auxílio dos docentes da faculdade e de técnicos de saúde serão o pilar de suporte para a segunda fase que se caracterizará por uma actividade de intervenção em vários pontos que foram localizados e assumidos entre a Faculdade de Medicina e a Direcção Provincial de Saúde, através dos centros de saúde de referência docente e assistencial na cidade do Lubango, e em pontos considerados de frequência massiva onde será desenvolvida uma actividade de sensibilização e distribuição de material informativo para a população. Numa terceira fase a actividade vai ser alargada para os municípios do interior sendo que já existem contactos com outros municípios que aderiram a iniciativa.

 

 

 

 

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Aberta Oficialmente a Campanha de Acção Para a Prevenção e Controle da Febre Amarela da UMN