Universidade Norte Americana Savannah State e UMN definiram bases de cooperação
Prof. Doutor Sebastião António Vice-Reitor para Administração e Gestão da UMN e Meldon Hallis Director Associado da Iniciativa das Faculdades e Universidades Historicamente Negras
A Universidade Norte Americana Savannah State (SSU), apresentou as bases para estabelecer um Memorando de Acordo com a Universidade Mandume Ya Ndemufayo.
Na antecâmara de um possível Protocolo de Cooperação a ser firmado pelas duas Instituições de Ensino Superior, uma delegação da SSU encabeçada por Meldon Hallis Director Associado da Iniciativa das Faculdades e Universidades Historicamente Negras manteve um encontro exploratório com a Direcção da UMN, no qual cada parte manifestou o interesse na materialização do acordo.
Neste contexto, o chefe da comitiva norte americana fez saber que a SSU pretende possibilitar oportunidades de ensino de um modo geral e com destaque para as instituições afetas a SSU, através de programas de intercâmbio, bem como determinar as iniciativas do corpo docente e da pesquisa conjunta, tendo igualmente reforçado o desejo de cooperação em algumas áreas específicas como: agricultura, saúde, ciências marinhas, computação, zootecnia e ensino da língua inglesa.
Na ocasião, o Vice-Reitor para a Administração e Gestão da UMN, Sebastião António, que representou, no encontro, o Magnífico Reitor da UMN Orlando Manuel José Fernandes da Mata, afirmou ser positiva a iniciativa da Universidade Americana, atendendo que um eventual Protocolo certamente iria beneficiar, em grande medida, o processo académico nas duas Instituições de Ensino Superior.
Não tendo sido adiantada a data específica para a celebração do Protocolo, as duas instituições irão agora trabalhar na elaboração do memorando que determinará as condições da assinatura do mesmo.
Fundada em 1890, a Savannah State University é a mais antiga universidade historicamente negra no Estado da Georgia (EUA) e a Instituição de Ensino Superior mais antiga da Cidade de Savannah com programas de graduação e pós-graduação em três institutos - Artes Liberais e Ciências Sociais, Administração de Empresas, Ciência e Tecnologia e a Escola de Formação de Professores.