UMN

UMN organizou a Conferência Sobre Financiamento do Ensino Superior

 1 - conferência capa 2   

Sob o Lema: Diversificar as Fontes de Financiamento para Fortalecer o Ensino Superior, teve lugar nesta quinta-feira (24 de Novembro), a Conferência Sobre o Financiamento do Ensino Superior, organizada pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

1 - conferência reitor

Ao proferir as palavras de boas vindas ao evento, o Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, começou por agradecer a presença honrosa do Ministro do Ensino superior, Prof. Doutor Adão Gaspar Ferreira do Nascimento, e do Governador Provincial da Huíla, Mestre João Marcelino Tyipinge, pois que, conferiram uma importância maior ao evento organizado pela UMN.

Na ocasião o Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, agradeceu igualmente a todos os académicos e convidados que acederam ao convite da UMN, para participar do evento, cuja presença demostrou a importância do mesmo, aliado ao facto de terem contribuído com a sua participação, nas recomendações que irão servir, para que de facto se possa diversificar as fontes de financiamento, para o fortalecimento do ensino superior.

O Magnífico Reitor chamou a atenção dos presentes para terem em consideração, o papel determinante do estado enquanto regulador, provedor e financiador, como uma das características comuns no sistema do ensino superior em todo o mundo, a qual se associa o facto de se observar, em todo o mundo, um aumento dos custos de formação, uma redução dos orçamentos institucionais, um aumento da pressão financeira sobre os estudantes e famílias, derivando daí a necessidade de redução das despesas e consequentemente o aumento das receitas. Assim, considerou que, para se contrapor estas dificuldades, as instituições de ensino superior, têm voltado as suas atenções na busca de outras fontes alternativas de financiamento, levando a diversificação das mesmas, sendo este o centro de abordagem dos temas programados para a Conferência Sobre o Financiamento do Ensino Superior, organizada pela UMN.

Estiveram presentes na Cerimónia de Abertura da Conferência além de Suas Excelências o Ministro do Ensino Superior e o Governador Provincial da Huíla, a Vice-Governadora Provincial da Huíla para o Sector Político e Social, Deputados da Assembleia Nacional pelo Ciclo Provincial, Membros do Governo Provincial da Huíla, da Magistratura, Entidades Eclesiásticas, Órgãos de Segurança, Directores de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, Membros do Colégio Reitoral da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Decanos e Vice-Decanos das Unidades Orgânicas da UMN, representantes das Instituições e Empresas parceiras da UMN, Docentes, Discentes, Funcionários da UMN e Público em geral.

1 conferência governador

O Governador Provincial da Huíla, Mestre João Marcelino Tyipinge ao proferir o discurso de abertura da Conferência Sobre o Financiamento do Ensino Superior, organizada pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, fez alusão a crescente demanda que se verifica todos os anos no ensino superior, e o aumento dos custos associados a sua implementação e desenvolvimento, que constituem um enorme encargo para o governo. O governante destacou a importância que os estudos a efectuar sobre o financiamento o ensino superior terão, na elaboração de um planeamento ideal para o seu desenvolvimento, por um lado, na óptica de reunir sinergias entre o sector público, o sector privado e a sociedade, e por outro, na perspectiva de se garantir um financiamento para a sustentabilidade das instituições de ensino superior.

O Governador Provincial da Huíla, destacou que a partilha de custos no subsistema de ensino superior é inevitável e, partindo do ensaio que a Província da Huíla tem feito no ensino geral, com a comparticipação dos pais e encarregados de educação, que tem proporcionado resultados positivos que se refletem na construção de mais salas de aula, na contenção de despesas com o pessoal não previsto no OGE e na manutenção das infraestruturas escolares, considera por isso mesmo, ser tempo da universidade reflectir sobre essa matéria, pois, é da opinião que “não existe razão para que o ensino superior público, seja financiado na totalidade, pelo OGE”, sublinhou.

Considerou pertinentes e de grande importância os temas plasmados nos três painéis e na mesa redonda da Conferência Sobre o Financiamento do Ensino Superior, organizada pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, e destacou a sua importância, visando contribuir com sugestões e para a elaboração de uma estratégia de financiamento no ensino superior.

Terminou apelando aos participantes para darem o seu contributo no fortalecimento da gestão das instituições de ensino superior públicas e privadas.

Texto: David Anjos/Fotos: araújo Sebastião

1- coferência plateia  1  1 - conferência capa

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos UMN organizou a Conferência Sobre Financiamento do Ensino Superior