UMN

Universidade Mandume ya Ndemufayo e Universidade do Minho reforçaram laços de cooperação

 

1 - Captura de Ecrã 21 1 - Captura de Ecrã 22 1 - Captura de Ecrã 23

O Protocolo assinado nesta segunda-feira (24 de Abril) entre as duas Instituições de Ensino Superior, tem como finalidade reforçar a cooperação entre ambas, visando a realização conjunta de actividades de índole académica, científica e cultural.

Foram signatários do protocolo o Magnífico Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata e o seu homólogo da Universidade do Minho, Prof. Doutor António Cunha.

De acordo com o mais alto titular do Órgão Executivo da Gestão da UMN, a cooperação entre a instituição que dirige e a Universidade do Minho, srá materializada por meio da formação pós-graduada de docentes; a mobilidade docente e discente; a participação em projectos de investigação científica conjuntos visando a obtenção de financiamentos; e a assessoria técnica para a criação de centros de pesquisa.

O Magnífico Reitor da UMN, destacou na ocasião que este protocolo representa uma ferramenta que os decanos das Unidades Orgânicas da UMN devem usufruir, com vista a melhoria da qualidade do conhecimento produzido pela academia.

 “ Este acordo começa já. E permitirá que os nossos estudantes e Docentes realizem cursos, programas de mestrado, de doutoramento de curta duração na Universidade do Minho, para além de que a UMN necessita de potenciar a sua área científica, pois é através da investigação científica que se produz o conhecimento e é através do estabelecimento de parcerias entre universidades mais desenvolvidas”.

Por seu turno, o Magnifico Reitor da Universidade do Minho, Prof. Doutor António Cunha, destacou a importância da existência de um protocolo desta natureza para as duas instituições de ensino, e exortou para que os gestores das unidades orgânicas da UMN tirem o maior proveito do mesmo, uma vez que representa um instrumento para potenciar os docentes e investigadores.

Para o Prof. Doutor António Cunha, “o mundo do conhecimento é um mundo em que o saber faz-se necessariamente em rede e cooperação internacional, quer o conhecimento que difundimos no ensino, quer o conhecimento que criamos na investigação”..

O Protocolo entre a UMN e a UM, foi assinado à margem da palestra subordinada ao tema, “Ciência e a tecnologia: Os desafios do futuro”, ministrada pelo Magnifico Reitor da Universidade do Minho.

Texto: Rosi

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Universidade Mandume ya Ndemufayo e Universidade do Minho reforçaram laços de cooperação