Governador Provincial do Namibe destacou o Papel que o Ensino Superior desempenha no processo de desenvolvimento da VI Região Académica
“A educação universitária e as políticas públicas no desenvolvimento das comunidades da VI Região Académica”, foi o tema da Conferência Magistral, ministrada pelo Governador Provincial do Namibe, Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, na Escola Superior Pedagógica do Namibe, nesta quarta-feira (3 de Abril), e que se enquadrou no leque das actividades programadas para saudar o mês do trabalhador.
O Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, nas vestes de académico, fez uma abordagem geral sobre a evolução do Ensino Superior (ES) em Angola, destacando os esforços empreendidos pelo governo angolano, desde 1975, para que o Ensino Superior se afirmasse e se consolidasse, tendo destacado na ocasião o salto qualitativo dado em termos de crescimento do ponto de vista numérico, que permitiram um aumento significativo de docentes e discentes, com realce para a subida considerável do número de Professores Doutores e Mestres.
O Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, prestou particular atenção ao desempenho dos estudantes, a quem apelou para que procurem alcançar sempre a excelência com dedicação e empenho, apostando numa formação contínua para que estejam a altura dos desafios que a sociedade lhes há de impor, tendo ainda enfatizado que “a sociedade cresce quando melhores forem os seus quadros”.
“Angola entrou no processo de desenvolvimento, e esse desenvolvimento tem que agregar conhecimento, por isso, há que se combater a mediocridade. Os quadros que Angola precisa hoje são aqueles que vão promover o desenvolvimento”, disse o Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, que incentivou também os docentes e investigadores, a apostarem cada vez mais na pesquisa aplicada, para que possam produzir o conhecimento que os sectores produtivos do país necessitam.
O Governador Provincial do Namibe, deu a conhecer que as Escolas Superiores Pedagógica e Politécnica do Namibe, receberão nos próximos dias infraestruturas novas, construídas de raiz, fruto de um esforço empreendido pelo Executivo local, com o objectivo de melhorar as condições de funcionamento daquelas duas Unidades Orgânicas da UMN, conferindo à estas, por um lado, uma nova imagem e garantindo, por outro, que os docentes possam cumprir com maior êxito as suas actividades.
Por seu turno o Magnífico Reitor da UMN, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, enalteceu o privilégio da Escola Superior Pedagógica do Namibe ter albergado esta Conferência Magistral, da qual espera que os docentes possam usar os ensinamentos recebidos do Dr. Rui Falcão Pinto de Andrade, pelos ricos conteúdos informativos, formativos e educativos partilhados. O Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, não deixou de agradecer em seu nome, e em nome de toda a Comunidade Académica da Sexta Região, os esforços desencadeados pelo Governo Provincial do Namibe na pessoa do seu governador, para que as Unidades Orgânicas da UMN instaladas naquela Província pudessem beneficiar de novas instalações que lhes permitam cumprir cabalmente com a sua missão.
A Escola Superior Pedagógica do Namibe da Universidade Mandume ya Ndemufayo começou a funcionar no dia 21 de Março de 2011, e está vocacionada para a formação de graduados para o ensino de Ensino da Biologia; Matemática; Química; Física; Geografia e Magistério Primário, tendo lançado para o mercado de emprego 285 licenciados.