Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação fez balanço positivo da visita à UMN
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Profª. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo considerou de positiva a visita que efectuou à Universidade Mandume ya Ndemufayo nesta quarta-feira (16 de Novembro), tendo na ocasião salientado as conquistas que a UMN alcançou nos últimos anos.
A Profª. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, não deixou porém, de destacar alguns aspectos que devem ser melhorados, com realce para a adequação das infraestruturas para responder a demanda de estudantes que procuram pela formação superior, a supressão da carência de pessoal docente e de laboratórios que permitirão a contínua melhoria da qualidade de ensino.
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, apelou ainda para que se combatam em todas as Instituições de Ensino Superior do país, as práticas negativas de corrupção, de nepotismo e de amiguismo em diferentes níveis a começar pelo acesso ao Ensino Superior.
Enalteceu os esforços desenvolvidos pelo Magnífico Reitor e pelas Direcções das Unidades Orgânicas da UMN, para a melhoria dos aspectos organizativos do processo de ensino e aprendizagem, tendo garantido que o ministério que dirige está a trabalhar para fazer aprovar a curto prazo, determinados dispositivos legais que facilitarão os aspectos organizativos, sobretudo da parte curricular, e de aspectos de avaliação.
A Profª. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo considerou durante a visita que a UMN se perfila como uma das Universidades Angolanos com potencial para estar entre as 100 melhores Universidades Africanas, devendo no entanto trabalhar com afinco para superar algumas dificuldades estruturantes, e assim tentar alcançar esse desiderato.
A mais alta responsável do Subsistema de Ensino Superior no País, visitou as Unidades Orgânicas da UMN instaladas na cidade do Lubango, nomeadamente as Faculdades de Direito, Economia, Medicina e o Instituto Superior Politécnico da Huíla. A Profª. Doutora Maria Bragança Sambo, manteve ainda um encontro com a Direcção da Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Associação de Estudantes da UMN e com as Direcções das Instituições de Ensino Superior Privadas sedeadas na cidade do Lubango.