UMN vai cooperar com Instituições de Ensino Superior de Cabo-Verde
O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, foi recebido nesta quinta-feira (15 de Fevereiro) pelo Magnífico Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata.
Durante a recepção o Diplomata Cabo-Verdiano manifestou a intensão do seu país em cooperar com a UMN, na área da geminação e intercâmbio entre universidades.
Numa altura em que Angola e Cabo-Verde desenvolvem acções conjuntas que visam efectivar a supressão de vistos ordinários, Jorge Figueiredo, fez saber que, o intercâmbio com UMN irá representar um grande ganho para os dois países no que ao Ensino Superior diz respeito. “Tendo em conta a presença cabo-verdiana também aqui, podermos estabelecer cooperação, geminação e intercâmbio entre universidades. Acho que a troca de experiencia e os desafios que nos são colocados sobretudo os do desenvolvimento possivelmente Cabo-verde ganharia bastante na criação destas condições”, Disse.
Por seu turno o Magnifico Reitor da UMN, Prof Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, manifestou um interesse recíproco na efectivação da troca de experiências com Instituições de Ensino Superior cabo-verdianas, tendo na ocasião, afirmado que da parte da UMN há o desejo da materialização desta intenção o mais breve possível, “…agradeço o interesse de Cabo – Verde em cooperar com a nossa Universidade, e pretendemos consolidar esta parceria valiosa”, sublinhou o mais alto Titular do Órgão Executivo de Gestão da UMN.
Participaram do encontro a Vice-Governadora Provincial da Huíla para o Sector Político, Social e Económico Prof. Mestre Maria João Tchipalavela, o Vice-reitor da UMN para a Extensão e Cooperação Prof. Pedro Rogério de Freitas Rey e membros da comunidade cabo-verdiana residente no Lubango.