ISPH - UMN Vai representar Angola no Concurso dos Génios de Programação da África Austral
Os Búfalos Acadêmicos de Mandume (BAMs), designação que se refere aos estudantes e funcionários do Instituto Superior Politécnico de Huila da Universidade Mandume ya Ndemufayo, estão entre as três equipas das Instituições de Ensino Superior Angolanas que em Outubro vão representar o país no Concurso Regional da Africa Austral de Programação que terá lugar na África do Sul.
A presença dos Búfalos Acadêmicos de Mandume naquele evento de grande prestígio académico a nível da Região Austral de África, é resultado da sua brilhante participação no Concurso Nacional de Programação que decorreu em Luanda de 5 a 7 de Setembro do corrente ano, onde de entre quarenta e cinco equipas concorrentes provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Angola, conseguiram a terceira posição, logo a seguir ao ISUTIC tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, primeiro classificado, e a equipa do ISPTEC tutelada pelo Sonangol que ocupou a segunda posição.
Para o Decano do Instituto Superior Politécnico da Huíla da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Prof. Doutor Alberto Raimundo Watchilambi Wapota, os Búfalos Acadêmicos de Mandume é única equipa concorrente que não provém da capital do país e que conseguiu, com muito orgulho integrar as que vão representar condignamente Angola no concurso de programadores da África Austral patrocinado pela MICROSOFT. “É de realçar a tenacidade apresentada pelos Búfalos Académicos de Mandume, a julgar pelas condições frágeis de que dispunham para participarem no concurso, os torna por si só em grandes vencedores…temos que agradecer ao Magnífico Reitor da UMN pelo apoio prestado e que tornou possível a deslocação da equipa dos BAMs a Luanda” disse o principal responsável de gestão do ISPH. Por outro lado o Decano do ISPH pede mais patrocínios para a deslocação dos Búfalos Académicos de Mandume à África do Sul.