UMN efectiva cooperação com a AAPCIL e a UNIONE
Os Acordos de Cooperação entre a Universidade Mandume ya Ndemufayo e as dias instituições ligadas ao sector empresarial na Huíla foram rubricados nesta segunda-feira (21) no Salão Nobre da Reitoria da UMN.
O Magnífico Reitor da UMN Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata destacou na ocasião que a AAPCIL e a UNIONE são duas instituições que desempenham papéis de capital importância na geração de riqueza para a província da Huíla em particular e para o país em geral, ressaltou ainda que a universidade não pode ser vista como uma ilha, nem tão pouco sentir-se como uma ilha, deve antes sentir-se inserida na sociedade e interagir com todos os actores que constituem a mesma, sendo que o Sector Empresarial se constitui como parceiro que merece uma dedicação especial.
“Há a necessidade de se mudar o paradigma da forma como se têm relacionado a Universidade e o Sector Empresarial, uma vez que a Universidade necessita do apoio dos empresários e das associações empresariais, sobre-tudo na disponibilidade de estágios para os estudantes e na possibilidade de ofertas de empregos aos mesmos depois do término do seu processo de formação graduada, e ainda, no apoio financeiro para a realização de diversas actividades académicas, científicas ou de extensão promovidas pela academia” disse o Reitor da UMN, salientando na ocasião que este é o momento dos empresários começarem a encarar a Universidade como conselheira, pois esta detém o conhecimento que deve ser partilhado com o sector empresarial, sobre-tudo para a realização de estudos em áreas de interesse do mesmo.
Assinaram os Acordos de Cooperação testemunhados pela Vice-Governadora Provincial da Huíla para O Sector Político, Social e Económico Profª. Maria João Tchipalavela, o Magnífico Reitor da UMN, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, pela AAPCIL o seu Presidente do Conselho de Administração Paulo Cabral Pedro Gaspar, e pela UNIONE o seu Administrador Fernando Jorge Ferreira Gomes.
David Anjos Caunda
Fotos René Tete