Docente da Faculdade de Economia-UMN lança a obra “SOCIOLOGIA ECONÓMICA – Diversidade Étnica em África; Conflitualidades, Construção da Nação e o Desenvolvimento Socio-Económico. O Caso Angolano”
Da autoria do Prof. Doutor Francisco Domingos Cambanda, a obra lançada nesta quinta-feira (14/03) destaca entre vários aspectos, a construção da Nação Angolana como um processo contínuo, que como qualquer outro, se caracteriza por avanços, períodos de estagnação e retrocessos, um processo que segundo o autor, requer a observância de vários factores como a Unidade Nacional, um conceito que se pretende materializar desde que o país alcançou a independência em 1975.
O Autor chama ainda atenção para o que considera ser a “dupla moral na construção da Nação, ou seja, a prática que tende a ser comum, sobre-tudo por parte dos políticos de falarem uma coisa e fazerem outra”.
Considera ainda o autor na sua obra, ser-se necessário trabalhar na consciencialização das novas geração, sobre a importância de se encarar o Espaço Nacional (Território) como um elemento “sagrado”, a essa consciencialização o autor classifica como elevação da Auto Consciência Nacional.
Faz também uma incursão sobre os conflitos em África, sobre-tudo após a realização de eleições, que frequentemente resvalam para um ambiente de contestações. Estas contestações resultam na maior parte dos casos, do facto de que muitos governantes em África ao ascenderem ao poder, “não servem à população, mas servem-se do poder para satisfação dos seus interesses particulares. Este facto leva frequentemente a que os desfavorecidos apelem aos seus para protegerem os seus interesses enquanto cidadãos.
Apresenta também fundamentos que sustentam que a divisão arbitrária das fronteiras, herança da colonização, é uma das causas regionalismo que caracteriza a maioria conflitos em África.
Os ganhos do alcance da paz em Angola em 2002, também merecem abordagem nossa obra de 238 páginas.
Docente a tempo integral da Faculdade de Economia da Universidade Mandume ya Ndemufay, O Francisco Domingos Cambanda, doutorou-se em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
David Anjos Caunda