UMN - O Baptismo representa uma nova etapa na vida dos novos estudantes
A cerimónia do baptismo dos caloiros que ingressaram na UMN no presente ano lectivo teve lugar nesta sexta-feira (12/4), tendo presidido a mesma o Vice-reitor da UMN para a Administração e Gestão Prof. Doutor Sebastião António, em representação do Magnífico Reitor, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, que ao dirigir-se aos presentes, destacou o ritual de baptismo como início de uma etapa na academia, que culminará com a graduação – licenciatura, e depois permitirá outros saltos a nível da formação superior caso estes assim o pretendam. O Prof. Doutor Sebastião António disse ser uma etapa de opções, incertezas e êxitos, mas que para muitos poderá significar uma etapa de frustrações, sendo importante que os caloiros incorporem que esta etapa irá definir o seu futuro.
O académico fez questão de destacar que todas as actividades realizadas durante a tradicional “semana do verdinho” representam uma forma de proporcionar o conhecimento mútuo entre os novos estudantes, e entre estes e os estudantes mais Velhos, sendo por isso mesmo, uma etapa muito importante para o amadurecimento e para o complemento da sua formação curricular. Na ocasião, destacou ainda que a função da Universidade não se limita às actividades académicas que se resumem na formação dos estudantes, mas que essa função abrange a formação do homem em todas as suas facetas, que permitem despertar nele as qualidades cívicas, o senso patriótico, o espirito empreendedor e inovador, e os tornar capazes de enfrentar a vida com sentimentos nobres e humanos, com espIrito de entreajuda, camaradagem e solidariedade, alicerçados nos ideais da paz, do trabalho, da liberdade e da justiça.
Terminou apelando aos estudantes que pautem pelo respeito às Instituições, seus responsáveis, professores, trabalhadores não docentes e colegas de carteira.
A Universidade Mandume ya Ndemufayo disponibilizou para o presenta ano académico duas mil e 555 vagas para ingresso, distribuídas pelas seis Unidades Orgânicas que a conformam designadamente as Faculdades de Direito, Economia e Medicina, o Instituto Superior Politécnico da Huíla, todas no Lubango, e as Escolas Superiores Politécnica e Pedagógica do Namibe, em Moçâmedes.
David Anjos Caunda