Embaixador Alemão quer aumentar o número de estudantes angolanos nas Universidades da Alemanha
Dirk Lolke Embaixador da Alemanha em Angola
A necessidade de se aumentar o número de estudantes angolanos nas universidades alemãs esteve na essência da visita que o embaixador da República Federativa da Alemanha Dirk Lölke efectuou a Universidade Mandume ya Ndemufayo, e dos encontros que o mesmo manteve com os membros da Direcção da UMN e com os estudantes das Instituições de Ensino Superior da Cidade do Lubango.
Segundo fez saber o diplomata alemão, o Instituto de Estatística da Alemanha regista a existência de apenas 90 estudantes angolanos nas Universidades Alemãs, que na sua maioria frequentam cursos de engenharia, energia tecnológica e economia, facto que o mesmo considera preocupante tendo em conta o grande intercâmbio académico que existiu no passado entre Angola e a ex-RDA e que permitiu a formação de muitos quadros angolanos. O embaixador alemão considera que os governos de Angola e da Alemanha devem trabalhar para atrair mais atenção dos estudantes angolanos, esperando que os dois governos possam negociar brevemente um acordo de bolsas de estudo. Dirk Lölke fez saber ainda que as intensões de cooperação do governo alemão no ensino em Angola passam também pela implementação de cursos de língua alemã.
Para já o governo alemão terá disponíveis 30 bolsas de estudos para estudantes angolanos, para as áreas de geologia e minas.
O Embaixador da República Federativa da Alemanha, visitou ainda as instalações da Faculdade de Medicina da UMN, Dirk Lolke termina a sua visita a cidade do Lubango nesta quinta-feira (18/07).
David Anjos Caunda