Faculdade de Medicina leva a cabo Plano de Intervenção sobre o COVID – 19
A Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo (FM-UMN) está a levar a cabo um Plano de Intervenção sobre o COVID – 19. Dentre as várias acções já realizadas e por realizar contam acções de capacitação dirigidas a Comunidade Académica da FM-UMN, a fim de intervir nas Unidades Orgânicas que integram a UMN e a Sociedade em geral no Lubango, de modo a proporcionar Conhecimentos que influenciem favoravelmente na mudança de Atitudes e Praticas, para a requerida resposta preventiva e de medidas de contenção em relação ao COVID-19, com acções de proximidade, pedagógicas e de capacitação específica aos diferentes estratos da comunidade.
Um seminário sobre o COVID-19, incluindo medidas de biossegurança teve lugar no auditório da FM-UMN nesta quinta-feira (19/03) e foi dirigido aos membros da Direcção da FM-UMN, docentes, funcionários administrativos e estudantes do 5º e 6º ano daquela Unidade Orgânica da UMN. Presidiu a sessão de formação, a Drª. Vera Falcão, membro do Conselho de Infecciologia de Prevenção ao Coronavírus e Directora Clínica da Clínica Sagrada Esperança.
O Plano de Intervenção sobre o COVID – 19 da Faculdade de Medicina da UMN surge da necessidade de se intensificar a Educação Cívica para a prevenção e medidas de contenção da Pandemia, em especial aos viajantes e aos grupos de risco (idosos, crianças, doentes crónicos, entre outros), com o objectivo geral de estimular conhecimentos atitudes e práticas preventivas do COVID-19.
Em termos específicos procura-se estruturar parcerias estratégicas com outros agentes da sociedade para um abrangente ciclo de palestras; Criar uma task force multissectorial para resposta ao COVID-19 por via da informação; Melhorar o Conhecimento, a Atitude e as Práticas da Comunidade para prevenção contra o COVID-19.
Além das Instituições de Ensino Superior as acções serão levadas a cabo também nas escolas de curso Médio, mercados e outros lugares que congreguem aglomerados, etc.