UMN disponibiliza PCR-RT para início de testes da COVID-19 na Província da Huíla
Entrega simólica de PCR-RT ao Hospital Central do Lubango
O equipamento foi entregue, a título de empréstimo, ao Hospital Central Dr. António Agostinho Neto no Lubango nesta segunda-feira (06/07), prevendo-se o início dos testes em quinze dias. O Vice-Reitor para Administração e Gestão da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), Sebastião António, disse no acto da entrega que o equipamento que foi adquirido no âmbito de um protocolo de cooperação assinado entre a UMN e a Universidade do Porto – Portugal, do qual resultou uma parceria estratégica com o Centro de Investigação em Biodiversidade (CIBIO - U. Porto) e considerando o momento que o país vive em função da pandemia COVID-19 “achou-se por bem que o mesmo seja instalado no Hospital Central do Lubango, uma unidade hospitalar de referência, que tem exercido um apoio fundamental à Faculdade de Medicina da UMN na formação da componente clínica dos estudantes daquela Unidade Orgânica da UMN.
Assinatura do termo de entrega
A capacitação e adaptação de recursos humanos para o manuseio do equipamento é a fase seguinte do processo e terá o suporte do CIBIO - U. Porto, uma acção que segundo a Directora Geral do Hospital Central Dr. António Agostinho Neto, Maria Lina Antunes será feita online por meio de conferências digitais que incidiram sobre o manuseio do equipamento em tempo real. Para Maria Lina Antunes a instalação do equipamento permitirá fazer mais testes e com mais rapidez, sem que se dependa de respostas da capital do país, permitindo uma melhor gestão da pandemia e dos eventuais casos graves que possam ser identificados por via do diagnóstico precoce, tratamento precoce e isolamento comunitário.
A tecnologia PCR em Tempo Real é indicada para o processamento de amostras clínicas, previamente submetidas a etapas de extracção de ácidos nucleicos. O equipamento se destina a transcrição reversa, amplificação, detecção e diferenciação do material genético (RNA viral) do Coronavírus.