ÚLTIMA HOMENAGEM AO PROFESSOR MOISÉS BAMBI
Professor Moisém Bambi
Foi a enterrar nesta segunda-feira (5/10) o Professor Moisés Bambi, docente da Faculdade de Direito da UMN. Académicos, entidades governamentais, colectivo de advogados, familiares e amigos renderam homenagem ao malogrado. O Magnífico Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Orlando Manuel José Fernandes da Mata, representado pelo Vice-Reitor da UMN para a Administração e Gestão, Prof. Doutor Sebastião António, enalteceu as qualidades do Professor Moisés Bambi enquanto docente, investigador e gestor, enfatizando que o mesmo "criou premissas que constituem bases para a continuidade dos estudos sobre o Direito Costumeiro em Angola e do Direito supra-positivo, deixando com o seu trabalho um legado de entrega e dedicação ao ensino e a investigação que deve ser perpetuado.
Prof. Doutor Sebastião António Vice-Reitor da UMN para Administração e Gestão
O Professor Moisés Bambi era licenciado em Direito Pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto desde 1989, e Mestre pela Universidade de Lisboa desde 2007.
Com um percurso profissional exemplar ligado ao professorado e a administração pública iniciado em meados da década de 1950, iniciou-se na carreira docente universitária como Monitor no ano de 1980, no então Núcleo de Direito do Lubango afecto Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, ascendendo depois para a categoria de Assistente, tendo exercido também as funções de Coordenador e, depois, de Director do referido Núcleo.
Entre 2009 e 2015 exerceu a função de Vice-decano para a Área Científica na Faculdade de Direito da recém criada Universidade Mandume ya Ndemufayo. Até a altura do seu falecimento estava enquadrado na categoria de Professor Associado ministrando as disciplinas Direito da Família e Direito das Sucessões naquela Unidade Orgânica da UMN. As qualidades do Professor Moisés Bambi, o seu rigor e competências profissionais foram também reconhecidas pela Direcção e funcionários da Faculdade de Direito da UMN, estudantes e pelo Conselho Provincial de Advogados. Foi também reconhecido como um exemplo de líder familiar.
LEGADO CIENTÍFICO
Dedicado ao estudo de questões ligadas a identificação das fontes do Direito Costumeiro em Angola, o Professor MOISÉS BAMBI empenhou-se em investigar e divulgar os resultados dos seus estudos sobre “O Direito Proverbial entre os Ovimbundu” no qual alertou para a necessidade dos africanos que não conheceram a escrita, terem em conta a existência de um Direito não escrito mas oral contido nos provérbios. Reflectiu também sobre “O Direito supra-positivo e a penalidade das penalidades”, um trabalho no qual pretendeu demonstrar que as normas de conduta do Decálogo de Jeová-Deus dado ao Profeta Moisés em 1513 a.C. num dos montes da península do Sinai, devem ser encaradas como normas supra-positivas, cuja violação sistemática pelo homem não deixará de merecer uma punição final.
Em 2001 reflectiu sobre a observância dos Direitos Humanos no país tendo se debruçado sobre a temática “Direitos Humanos: utopia ou realidade?”
Fora do âmbito da investigação na área de Direito, levou a cabo um estudo no domínio da farmacologia para a identificação de um remédio eficaz contra a hipertensão arterial tendo observado que o tremoço (turmus no Árabe e termos no Grego) contém um fármaco poderoso contra a doença, escrevendo a propósito, um opúsculo sob o título “Morreu o monstro da tensão alta (Revelação de um método prodigioso e único para a erradicação dos males da tensão alta no mundo) ”.
GICD/UMN/6-10-2020