UMN assina protocolo de adesão à ABAMAPLP
A constituição da Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau (China) e os Países de Língua Portuguesa – ABAMAPLP, que compreende 18 Universidades, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e o Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa (CCCM), foi oficializada de forma virtual no dia 16 de Setembro de 2021 durante o XXX Encontro da AULP.
A iniciativa que tem como base a partilha e o desenvolvimento conjunto de recursos bibliotecários em português baseando-se na cooperação entre as Universidades membros da AULP, resultou de uma proposta bem acolhida da Universidade de Macau.
Um total de 20 universidades e instituições académicas de Portugal (7), Brasil (5), Angola (2), Moçambique (2), Cabo Verde (1) e Timor-Leste (1), bem como duas universidades de Macau, assinaram o acordo. As Universidades Mandume ya Ndemufayo que esteve representada pelo seu Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação, Pedro Rogério de Freitas Rey e Agostinho Neto foram as únicas Instituições de Ensino Superior Angolanas que assinaram o protocolo de adesão à Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau (China) e os Países de Língua Portuguesa – ABAMAPLP. Tetesmunhou a assinatura do protocolo o Reitor da UMN, Professor Doutor, Orlando Manuel José Fernandes da Mata, nas vestes de Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).