UMN e UNIMBE Partilham Experiência sobre Processo de Outorga de Diplomas e Certificados
No âmbito da preparação do processo para a primeira Cerimónia de Outorga de Diplomas e Certificados aos licenciados da Universidade do Namibe (UNIMBE), uma equipa de técnicos do serviços académicos daquela Universidade efectuou uma visita de trabalho à Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), onde tomou contacto com a experiência desta no que concerne a todo o processo de preparação e realização da Cerimónia de Outorga de Diplomas e Certificados. Liderada pelo Coordenador Adjunto para a Área Académica e Vida Estudantil da Comissão Instaladora da Universidade do Namibe, Prof. Doutor Agostinho Cachapa, os técnicos dos serviços académicos da UNIMBE, receberam do Vice-reitor para a Área Académica e Vida Estudantil da UMN, Prof. Doutor, José Caluyna Pedro, informações sobre a experiência da UMN com relação ao processo preparatório de outorgas de diplomas e certificados, e ainda sobre as diferentes formas alternativas de outorga de emissão de diplomas. Na ocasião a Drª. Selda Marques, Vice-decana para a Área Académica da Faculdade de Economia da UMN e membro da Comissão Preparatória do processo de outorga de diplomas e certificados, dissertou sobre o papel dos Departamentos para os Assuntos Académicos (DAACs) no processo de outorga de Diplomas e Certificados. A equipa da UNIMBE teve a oportunidade visitar o DAAC da Faculdade de Economia da UMN, para uma constatação prática do trabalho de preparação dos processos dos licenciados a serem outorgados. Foi ainda possível aos visitantes, tomarem contacto com os trâmites dados aos processos dos licenciados, após a sua entrada nos Serviços Académicos da Reitoria, onde é feita uma revisão minuciosa na Secretaria Académica para a supressão de eventuais irregularidades, até ao processo de impressão dos Certificados e preenchimento de dados nos Diplomas pelos calígrafos, em cédulas próprias emitidas exclusivamente pela Imprensa Nacional. Num contacto prévio com o Vice-reitor para a Administração e Gestão da UMN, Prof. Doutor, Sebastião António, a equipa da UNIMBE obteve deste informações pertinentes sobre a experiência na aquisição junto da Imprensa Nacional, das cédulas para a emissão dos Diplomas e Certificados.
A UMN, criada em 2009, outorgou até ao ano de 2015 Diplomas e Certificados que eram emitidos pela Universidade Agostinho Neto. Entretanto, a partir de 2015 deu início a um processo administrativo que culminou com a obtenção da autonomia total na emissão de Certificados e Diplomas e na idealização dos seus próprios modelos de cédulas e formas próprias de preparação do processo de outorgas, dando início a outorga dos seu próprios Diplomas e Certificados a partir de 2016.
Importa frisar que, com base no Decreto Presidencial n°285/20 de 29 de Outubro que reorganiza as Instituições Públicas de Ensino Superior, a Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe passou a designar-se Universidade do Namibe (2020), absorvendo as unidades orgânicas anteriormente afectas Universidade Mandume ya Ndemufayo, nomeadamente a Escola Superior Politécnica do Namibe (ESPtN) e a Escola Superior Pedagógica do Namibe(ESPdN).
GICD/UMN/JAN/25/22
David Anjos Caunda