PROJECTO CRESCER INICIA FORMAÇÃODE INQUIRIDORES PARA ENSAIO COMUNITÁRIO
Arrancou nesta segunda-feira (29 de Setembro de 2022), na reitoria da Universidade Mandume ya Ndemufayo no Lubango, a formação de inquiridores para o Estudo MuCCUA sobre desnutrição crónica.
O estudo MuCCua pretende realizar intervenções específicas com impacto na prevenção da desnutrição crónica infantil no sul do Angola (presente em quase 1 de cada 2 crianças neste meio) contando para o efeito com a aplicação de várias ferramentas de aprendizagem tais como: inquéritos, testes de laboratório e medições antropométricas.
Beneficiam da formação que terá a duração de 6 dias os colaboradores da pesquisa, sendo 40 estudantes de medicina da UMN (Huíla) e 28 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) das comunidades da Jamba (14) e Chicomba (14), que irão adquirir valências para apropriarem-se dos aspectos técnicos e comunitários da pesquisa e facilitar a adaptação das ferramentas ao contexto local.
Presidiu o acto inaugural da sessão de formação o Magnifico Reitor da UMN Prof. Doutor, Sebastião António, que destacou a importância do Projecto CRESCER que representa um exemplo de como a Universidade deve contribuir com a sua produção científica para ajudar a resolver problemas sociais, tendo enfatizado também, ser esta uma grande oportunidade para os estudantes envolvidos no projecto começarem a exercitar a investigação científica. Participaram ainda da sessão a Decana da Faculdade de Medicina da UMN, Dra. Ana da Silva Domingos Gerardo, o Chefe do Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Frederico Sanumbutue, a Directora do Gabinete Provincial da Saúde da Huíla, Dra. Luciana Guimarães, a Coordenadora Nacional do Projecto, Helena trigo, estudantes de Medicina , ADECOS e convidados. Recordar que o CRESCER é uma Componente IV do Programa FRESAN financiado pela União Europeia.”