UMN

Nome de nova espécie de Osga descoberta em Angola homenageia Vice-reitor da UMN

 

MAIATOI

 

Uma equipa de investigadores internacionais descobriu uma nova espécie de Osga do género Pachydactylus no sudoeste de Angola. O artigo com a descrição oficial acaba de ser publicado na revista científica Vertebrate Zoology [ https://vertebrate-zoology.arphahub.com/article/101329/list/11/ ]

A nova espécie é uma pequena osga noturna. Têm um tamanho máximo de 4.5 cm, e escamas dorsais largas e um pouco espinhosas. Em termos de coloração, apresenta um dorso bege ou castanho homogéneo e uma mascarilha negra ao redor dos olhos. Habita as zonas mais rochosas e montanhosas da província do Namibe, como a misteriosa Serra da Neve, o segundo ponto mais alto de Angola. A nova espécie diferencia-se das demais espécies conhecidas com base na sua coloração, escamas e DNA mitocondrial.

Tal como todas as espécies do género Pachydactylus, esta nova espécie é noturna e alimenta-se de pequenos insetos e invertebrados. É uma espécie completamente inofensiva para o ser humano.

A nova espécie foi baptizada de Pachydactylus maiatoi, em honra do investigador e professor universitário Angolano Francisco Maiato Gonçalves. Ter uma espécie baptizada com o seu nome é uma das mais altas distinções e reconhecimento que um cientista pode ter. De acordo com os autores do artigo, esta distinção visa reconhecer os esforços, dedicação e importantes contributos científicos do Prof. Francisco Maiato Gonçalves para o estudo e conservação da biodiversidade do sudoeste de Angola.

Este trabalho insere-se na já longa colaboração entre o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação do Ministério do Ambiente de Angola e a equipa de herpetólogos Portuguese e Norte-Americanos. Parte deste trabalho foi financiado pela National Geographic Society.

 

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Nome de nova espécie de Osga descoberta em Angola homenageia Vice-reitor da UMN