Reitor da UMN participa do Conselho Consultivo do MESCTI
O Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), Sebastião António, participou nesta terça-feira, 21 de Outubro, em Luanda, do Conselho Consultivo (CC) do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), evento que reuniu altos quadros do órgão que rege o Subsistema de Ensino Superior no país, gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) e especialistas em várias áreas que enriqueceram o debate sobre os temas abordados.
Presidido pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, o Conselho Consultivo do MESCTI tratou de diversos assuntos pertinentes ligados ao quotidiano, desafios e perpectivas do Ensino Superior no país, com realce para o processo de harmonização e actualização curricular, a política de financiamento do ensino superior, o processo de garantia da qualidade e acreditação dos cursos ministrados nas IES. Durante o CC do MESCTI foram também analisados os programas, a formação de competências, a inserção profissional e a empregabilidade dos formados nas IES assim como a respectiva relação entre a universidade e as empresas. Um olhar especial foi direccionado para o papel do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação no Corredor do Lobito.
Em termos de gestão administrativa o CC debateu sobre os desafios, mecanismos e perspectiva em torno da contratação de profissionais não docentes.
Numa era em que a promoção do auto emprego por parte dos formados nas IES se tornou num desafio para estes e para as próprias IES o CC do MESCTI prestou uma particular atenção ao ecossistema de inovação, ao empreendedorismo, as incubadoras de empresas e a propriedade intelectual, tendo reflectido particularmente sobre a salvaguarda dos direitos autorais.
O fomento à criação de cursos de iniciação científica, e um olhar sobre Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA): povoamento, utilização e efeitos, estratégias para a promoção da equidade do género no ensino superior, também mereceram a atenção da reunião de altos quadros do MESCTI.
Foto: Membros do Conselho de Reitores das Universidades de Angola (CRUANG)
Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento "Faculdade para o Futuro 2026 - 2027" da Fundação Shlumberger
O Programa Internacional Faculdade para o Futuro, uma iniciaticva da Fundação Schlumberg, que desde 2004, atribui bolsas de doutoramento e pós-doutoramento a mulheres de países em desenvolvimento, nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), em instituições de ensino de referência internacional, tendo já atribuído 2.300 bolsas a mulheres de 93 países.
Anuncia a abertura de inscrições para o novo ciclo de bolsas aberto de 1 de Setembro a 7 de Novembro, com início no ano académico 2026 - 2027.
Para mais informações consultar:
Página da Fundação Schlumberger AQUI
Página do Prpgrama Faculdade para o Futuro AQUI
ANEXO A SEGUIR