Secretário de Estado do Ensino Superior - Formação Adequada Garante Credibilidade nos Profissionais da Educação
Secretário de Estado do Ensino Superior Prof. Doutor Eugénio da Silva
Falando na cerimónia solene de abertura do Primeiro Encontro Internacional de Pedagogia organizado pela Escola Superior Politécnica do Namibe da Universidade Mandume ya Ndemufayo em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o Secretário de Estado do Ensino Superior, Prof. Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva, em representação da Ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação a Profª Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, destacou que o evento representa uma oportunidade soberana para iniciar o debate sobre a pedagogia no ensino superior pela relevância de que se reveste na formação de professores para os vários subsistemas de educação e ensino, e para a formação dos próprios profissionais do ensino superior. “Enquanto docentes universitários, é nossa obrigação, reflectirmos sobre o tema (Transformações no Ensino Superior, Perspectivas, Desafios, Desenvolvimento) e derivarmos orientações e medidas que conduzam a uma formação adequada dos nossos profissionais, pois daí decorre a sua credibilidade social” disse o responsável.
O Secretário de Estado do Ensino Superior chamou ainda atenção para a pertinência do I Encontro Internacional de Pedagogia, tendo em conta o início do processo da harmonização curricular iniciado no ensino superior no país, que implicará uma reforma curricular que abrange entre outras áreas, a das ciências da educação e da formação, “tal processo visa ajustar a formação de profissionais e técnicos em todos os domínios às necessidades de perfis, ajustados as exigências do mercado de trabalho em todos os domínios da vida nacional” disse o académico.
ESPdN - Novas Infraestruturas Garantem Melhorias ao Processo de Ensino e Aprendizagem
Decano da ESPdN Prof. Doutor Bernardo Manuel Camunda
A Escola Superior Pedagógica do Namibe conta com novas infraestruturas situadas na centralidade do “5 de Abril” na cidade de Moçâmedes, que conferem agora maior capacidade e comodidade com relação as infraestruturas anteriores. O dado foi avançado pelo Decano daquela Unidade Orgânica da UMN, Bernardo Manuel Camunda, durante a realização do I Encontro Internacional de Pedagogia que a ESPdN organizou em parceria com a FEUSP. Segundo o decano da ESPdN, esse facto abre novas perspectivas para a implementação de novos cursos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional daquela unidade orgânica. Bernardo Camunda fez saber que para o presente ano académico a ESPdN tem matriculados mil 760 estudantes em seis cursos nomeadamente: Ensino da Matemática, Ensino de Física, Ensino de Química, Ensino da Biologia, Ensino da Geografia e Magistério Primário. A ESPdN que começou a funcionar no ano de 2011, já graduou 515, estudantes nos seis cursos que ministra, tendo traçado a sua política científica em 2012, a partir da qual criou as suas linhas de investigação científica que estão direccionadas para os processos curriculares, didáctica das especialidades, vinculação universidade – sociedade – instituições, direcção científica do processo de formação do profissional da educação, a interdisciplinaridade na escola, superação da formação académica e pós-graduação dos professores. O Centro de Investigação Científica da ESPdN tem estado a desenvolver as suas acções no sentido de promover a investigação científica e a prestação de serviços à comunidade, apoiar a formação de recursos humanos no âmbito da investigação científica e ad extensão universitária, apoiar a divulgação do conhecimento científico especialmente através da publicação em revistas de especialidade e de reconhecido mérito, contribuir para a solução dos problemas identificados a nível local e não só, apoiar a realização de encontros, colóquios e conferências. Desde a sua criaçõa a ESpN, já organizou seis eventos científicos.
DAVID ANJOS