CLASSIFICAÇÃO DA FEIRA DO INVENTOR CRIADOR - IV EDIÇÃO
Terminou a IV Edição da Feira do Inventor Criador Antecâmara Provincial da Huíla, a empresa EDUCElcom o projecto Sistema de segurança que liga alarme e envia uma mensagem imediata a polícia, venceu a categoria de Empresas. Os estudantes Daniel Armando Catumbela e Julião Dionísio do ISPH com o projecto Software de gestão escolar e distribuição da corrente eléctrica na cidade do Lubango, venceram a categoria de Instituições de Ensino Superior. Por seu turno a Escola do Primeiro Ciclo «27 de Março» superiorizou-se na categoria de Instituições do Ensino Geral com os projectos: Autocarro hidráulico, guindaste hidráulico, barco a vapor, pequeno submarino, campo magnético e um aparelho de ar condicionando. A categoria de Freelancer foi ganha pelo expositor André Edson Caculucussu com o projecto Estruturas de Argila.
CLASSIFICAÇÃO DO PRIMEIRO A TERCEIRO LUGAR EM CADA CATEGORIA:
EMPRESAS
1- EDUCEL – Sistema de segurança que liga alarme e envia uma mensagem imediata a Polícia;
2- PRMM Serviços – Gui Comercial;
3- SONHO E MAGIA – Decoração.
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
1- Daniel Armando Catumbela e Julião Dionísio (ISPH) – Software de gestão escolar e distribuição da corrente eléctrica na cidade do Lubango;
2- Florenço Watumbuca, João Tykongo e André Dias (ISPH) – Construção de uma via alternativa que liga a cidade do Lubango ao desvio do Cristo Rei.
3- Edgar Fernando, Júlio Candeeiro e Domingos Mutola (ISPH) – Produção de alcatrão a partir de serradura.
INSTITUIÇÕES DE ENSINO GERAL
1- Escola «27 de Março» - Autocarro hidráulico, guindaste hidráulico, barco a vapor, pequeno submarino, campo magnético e um aparelho de ar condicionando.
2- Colégio Pomba Dˈamizade – Semáforo rodoviário;
3- Colégio Pomba Dˈamizade – Segurança escolar co micro sensor.
FREELANCER
1- André Edson Caculucussu – Estruturas de Argila;
2- Paulo Rubem Miguel Manuel – Inversor de potência
3- Hermenegildo de Jesus – Capacete com mídia e uma motorizada ecológica.
Terceiras Jornadas Científicas Estudantis da ESPeN - COMUNICADO FINAL
Comunicado final
Decorridas nos dias 09 e 10 de Junho de 2016 as Terceiras Jornadas Científicas Estudantis na ESPdN, sob o lema “A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL RUMO A UM ENSINO DE EXCELÊNCIA ”.
Presidida por Sua Excelência o Senhor Governador Provincial do Namibe Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, ladeado pelo Professor Doutor, Engenheiro, Sebastião António, Vice-Reitor para a Administração e Gestão da UMN, em representação do Magnifico Reitor da UMN, Professor Doutor, Engenheiro, Orlando Manuel José Fernandes da Mata e pelo Director da Escola Superior Pedagógica do Namibe Dr. Bernardo Camunda.
A Cerimónia de abertura começou a intervenção do Director Decano da ESPdN, que desejou boas vindas aos ilustres convidados e participantes ao evento. Tendo declarado o objectivo das Jornadas e a sua forma organizativa.
A Sessão de abertura coube ao Senhor Governador Provincial do Namibe Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, tendo realçado a importância da Investigação científica na construção do conhecimento e na solução dos problemas que a sociedade enfrenta pelo que encorajava professores e estudantes em não poupar esforços nesse desafio.
Em seguida decorreu a conferência magistral cujo tema “A investigação Cientifica como ferramenta no Desempenho Académico-ESPdN”, que teve como orador, o Docente, Augusto Cavalo.
Entre os assuntos abordados, destaca-se, A Investigação científica estudantil como parte do Desempenho académico na Escola Superior Pedagógica do Namibe.
No prosseguimento da sessão do primeiro dia foram realizados três cursos com as seguintes temáticas:
- A Investigação cientifica estudantil actual na ESPdN;
- Estilos de Aprendizagem;
- Experimentação alternativa e novos paradigmas na formação e actuação do Estudante;
Dos cursos ministrados, participaram um total de 100 Estudantes.
No segundo dia, tiveram lugar as sessões de trabalhos dos Painéis e Posters, distribuídos da seguinte forma:
- Painel 1 - Didácticas Especiais e metodologia do ensino das ciências. Mudanças e perspectivas actuais.
- Painel 2 - Interacção escola-sociedade na formação do cidadão.
- Painel 3 - A educação ambiental e para saúde escolar.
- Painel 4 - Actualidade do Processo Ensino Aprendizagem.
- Painel 5 - A educação científica e cidadania ante as exigências actuais.
Dos referidos painéis participaram (180) Estudantes, no total de (64) trabalhos.
Das várias temáticas abordadas sobressaíram as seguintes:
- Actividades experimentais como recurso didáctico na prática docente, recorrendo ao uso de laboratórios;
- Desenvolvimento de habilidades no processo de ensino aprendizagem;
- Algumas propostas de melhoramento dos programas e planos de Estudo do I e II ciclos do Ensino Secundário;
- Articulação do processo de ensino-aprendizagem e a educação ambiental;
- Aplicação das tecnologias no processo de Ensino-Aprendizagem;
As 3ªS Jornadas Científicas Estudantis, sob o lema “A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL RUMO A UM ENSINO DE EXCELÊNCIA ” produziram as seguintes conclusões e recomendações:
Conclusões:
- Tendo em conta a solução de alguns problemas que a sociedade enfrenta, decorrente do momento actual, A Investigação científica torna-se neste contexto, um recurso para dar resposta às dificuldades hodiernas;
- Perante os desafios do quotidiano académico, a Investigação Científica é a ferramenta adequada na busca do Ensino de Excelência.
- O reconhecimento e a valorização dos recursos naturais do país como fonte segura da investigação científica rumo ao desenvolvimento.
Recomendações:
- Criar estratégias que estimulem a classe Docente e discente a participar de forma activa no processo da Investigação científica;
- Os trabalhos elaborados devem transparecer o rigor científico exigido pela comunidade Científica.
Sob o Lema:
“A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL RUMO A UM ENSINO DE EXCELÊNCIA ”, façamos da investigação científica a garantia da diversificação do conhecimento e o baluarte do desempenho académico.
Feito em Namibe aos 10 de Junho de 2016.
O Secretariado
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