Faculdade de Direito Realizou Feira da Cidadania
A Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemufayo realizou a Feira da Cidadania, evento que teve como objectivo expandir a informação jurídica através do projecto Guiché de Informação do Cidadão, uma iniciativa da Associação de Estudantes daquela Unidade Orgânica da UMN.
O Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo esteve representado pelo Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação, Pedro Rogério de Freitas Rey. Presentes ao Acto estiveram ainda o Vice-Decano para os Assuntos Académicos da Faculdade de Direito da UMN, Dr. Rangel da Assunção Francisco Domingos, em representação do Decano daquela Unidade Orgânica, o Vice-Decano para os Assuntos Científicos da Faculdade de Direito, Prof. Doutor Urbano da Cruz Gaspar, o representante da UNICEF na Província da Huila, Dr. Paulo Mendes, a Especialista da UNICEF da Delegação Central de Luanda, Dr.ª. Lídia Borba, a Assessora da Vice Governadora para os Assuntos Politico e Sociais da Província da Huila, além de Docentes da Faculdade de Direito da UMN, membros da Associação de Estudantes da FD-UMN; Estudantes, Trabalhadores da administrativos da FD-UMN e Convidados das várias Instituições de Ensino Superior sediadas na Cidade do Lubango.
O Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação da UMN, em nome do Magnífico Reitor da UMN, Prof. Doutor Orlando da Mata, proferiu o discurso de abertura, tendo na ocasião destacado que com a realização da Feira da Cidadania, coloca-se em prática uma das directrizes fundamentais da Política de Extensão da UMN, ou seja, a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão sendo um dos princípios fundamentais que caracteriza a autêntica Extensão Universitária. O Membro do Colégio Reitoral da UMN salientou na ocasião que o fazer académico intitula-se como tal quando vê o ensino, a pesquisa e a extensão como actividades que no interior da Universidade são capazes de interagir e se complementar, tendo frisado ainda que a Pesquisa e Extensão relacionam-se quando a produção do conhecimento é capaz de contribuir para a transformação da sociedade; ensino e extensão, quando se compreende que a aprendizagem se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do acto de aprender, e a extensão, enquanto tal, propõe-se a interagir com a sociedade, sendo elemento essencial para operacionalizar a relação teoria e práctica. Nesse sentido, buscar metodologias de pesquisa e de ensino que privilegiem a inserção na realidade e transformação desta, é tarefa para se garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Ao terminar parabenizou a Direcção da Faculdade de Direito e a sua Associação dos Estudantes, bem como os Docentes que Coordenam o Projecto, pela Iniciativa Louvável em nome da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Ao Vice-Reitor para a Extensão e Cooperação da UMN coube ainda a honra de proceder a abertura ao Stand do Consultório Jurídico Gratuito.
De realçar que a criação do Guiché de Informação do Cidadão, resulta de uma iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da UMN, e tem como parceiros o Governo Provincial da Huíla, a Administração Municipal do Lubango e é financiado pela União Europeia com o apoio da UNICEF, e oferece aos cidadãos esclarecimentos de questões de fórum jurídico, tendo posto a disposição dos interessados duas cartilhas informativas sobre o Registo Civil, a Convenção Sobre os Direitos da Criança e um Folheto Informativo sobre o Registo de Nascimento.