Magnífico Reitor - UMN vai continuar a apostar num ensino de qualidade
O Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, garantiu nesta terç-feira em Moçâmedes, que a Instituição que dirige vai continuar a apostar por um ensino de qualidade, O Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata teceu estas considerações durante a realização do acto oficial de abertura do Ano Académico 2017, que o NAmibe albergou.
Partindo to Lema do Acto Central de Abertura do Ano Académico a nível Nacional «Por um Ensino Superior de Qualidade, Promovamos a Cultura de Mérito», o Magnífico Reitor da UMN, apelou para o combate a mediocridade, pois “aquilo que é medíocre atrasa o desenvolvimento” disse o académico.
O Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, deu a conhecer a criação de novas Unidades Orgânicas na UMN, como resultado do redimensionamento desta, pela entrada em vigor do Decreto Presidencial nº 188/14 de 4 de Agosto, que criou a Universidade Cuito Cuanavale, na Região académica VIII, integrando as províncias do Cunene e Cuando Cubango, passando a UMN a abranger apenas as províncias da Huíla e Namibe. Assim sendo, a UMN irá contar para breve com a Faculdade de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Hotelaria e Turismo e a Faculdade de Ciências, todas na província da Huíla. Para a província do Namibe serão abertas a Faculdade de Ciências Sociais, a Faculdade de Engenharia e o Instituto Superior de Ciências da Saúde. Para o Magnífico reitor da UMN, há agora, a necessidade de se desenvolver a nível da UMN, um esforço gigantesco, visando a criação de condições humanas, financeiras e de infraestruturas, para a implementação de facto dessas Unidades Orgânicas.
A UMN ministrou no ano académico 2016, vinte e seis (26) cursos de licenciatura e bacharelato e dois de mestrado, para um universo 8.174. Ainda no ano académico passado, a UMN outorgou pela primeira vez os seus próprios Diplomas, com o seu próprio logótipo, para o mais alto responsável da UMN, estes e outros dados, representam o contributo da instituição ao Plano Nacional de Desenvolvimento para o presente quinquénio e a Estratégia Nacional de Formação de Quadros do Executivo, promovendo um ensino superior de qualidade.
Outro aspecto a realçar, foi a adopção pela UMN, de um novo formato para a realização dos exames de acesso, condensados em áreas como ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Exactas e Magistério Primário, o que permitiu uma melhor organização do processo e o acompanhamento do desempenho dos candidatos, identificar com maior exatidão as instituições de proveniência, bem como aferir com maios fiabilidade o número de inscrições e facilitar a mobilidade dos candidatos.
Para o presente ano, a UMN inscreveu 8.527 candidatos para 1.796 vagas, tendo o Magnífico Reitor realçado que a Instituição que dirige vai continuar a desenvolver esforços no sentido do aumento da taxa de absorção, para assim poder satisfazer os anseios da juventude que procura a formação superior.
A UMN tem em preparação um Curso de Agregação Pedagógica, que será oferecido aos docentes, das instituições de ensino superior públicas e privadas, da nossa região académica.
A UMN contou com um total de 394 docentes, dos quais 286 em tempo em tempo integral e 108 em regime parcial. A UMN contou também com um total de 105 docentes expatriados. Entretanto, existe a preocupação de se elevar o número de docentes com formação diferenciada, isto é, com o grau de Mestres e Doutores.
Outro aspecto é a formação profissional dos recursos humanos, para o mais alti titular do Órgão de Gestão da UMN, os exíguos recursos financeiros e materiais aloucados, bem como, a necessidade de alargamento das infraestruturas em alguns casos, e construção de outras, são dentre muitos os desafios e tarefas que gradualmente deverão ser realizadas.
No âmbito da Extensão Universitária, o Prof. Doutor Orlando da Mata fez saber que, a UMN está a trabalhar no sentido de reforçar e dinamizar a cooperação nas áreas mais deficitárias, realizando acções no domínio da avaliação institucional, e outras que contribuem para a projecção da instituição no contexto nacional, regional e internacional.
Terminou agradecendo a todos, em nome da comunidade universitária da UMN, pela contribuição, preservação e dignificação da nossa instituição, nas tarefas em que cada um executa.
Texto: David Anjos
Fotos: Domingos Benguela (GCI-GPH)