ESPdN - Novas Infraestruturas Garantem Melhorias ao Processo de Ensino e Aprendizagem
Decano da ESPdN Prof. Doutor Bernardo Manuel Camunda
A Escola Superior Pedagógica do Namibe conta com novas infraestruturas situadas na centralidade do “5 de Abril” na cidade de Moçâmedes, que conferem agora maior capacidade e comodidade com relação as infraestruturas anteriores. O dado foi avançado pelo Decano daquela Unidade Orgânica da UMN, Bernardo Manuel Camunda, durante a realização do I Encontro Internacional de Pedagogia que a ESPdN organizou em parceria com a FEUSP. Segundo o decano da ESPdN, esse facto abre novas perspectivas para a implementação de novos cursos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional daquela unidade orgânica. Bernardo Camunda fez saber que para o presente ano académico a ESPdN tem matriculados mil 760 estudantes em seis cursos nomeadamente: Ensino da Matemática, Ensino de Física, Ensino de Química, Ensino da Biologia, Ensino da Geografia e Magistério Primário. A ESPdN que começou a funcionar no ano de 2011, já graduou 515, estudantes nos seis cursos que ministra, tendo traçado a sua política científica em 2012, a partir da qual criou as suas linhas de investigação científica que estão direccionadas para os processos curriculares, didáctica das especialidades, vinculação universidade – sociedade – instituições, direcção científica do processo de formação do profissional da educação, a interdisciplinaridade na escola, superação da formação académica e pós-graduação dos professores. O Centro de Investigação Científica da ESPdN tem estado a desenvolver as suas acções no sentido de promover a investigação científica e a prestação de serviços à comunidade, apoiar a formação de recursos humanos no âmbito da investigação científica e ad extensão universitária, apoiar a divulgação do conhecimento científico especialmente através da publicação em revistas de especialidade e de reconhecido mérito, contribuir para a solução dos problemas identificados a nível local e não só, apoiar a realização de encontros, colóquios e conferências. Desde a sua criaçõa a ESpN, já organizou seis eventos científicos.
DAVID ANJOS
FEUSP e a "Experiência de Formação de Professores com Base no Contexto Africano"
Prof. Doutora Neide Luzia de Rezende
Intervenção da Prof. Doutora, Neide Luzia de Resende, Coordenadora da Comissão Técnica da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para o Intercâmbio com a Escola Superior Pedagógica do Namibe da Universidade Mandume ya Ndemufayo e Vice-presidente do Primeiro Encontro Internacional de Pedagogia organizado pelas duas Instituições.
Na sua breve intervenção a Prof. Doutora Neide Luzia de Resende destacou o I Encontro Internacional de Pedagogia, como uma ocasião para que as duas Instituições possam conhecer melhor as suas realidades e compreender o que ambas podem construir mutuamente em termos de conhecimento. “Este intercâmbio nos ajuda a transformar e potencializar o que fazemos em nossas instituições, uma vez que a história da África e a sua cultura, tanto a passada e a contemporânea, são hoje conteúdo primordial do nosso ensino básico”, disse a académica, que salientou ainda que a formação para o ensino básico tem sido essencialmente eurocêntrica e que, a introdução de conteúdos africanos e afro-brasileiros foi uma conquista recente dos movimentos sociais, introduzidos no Brasil por uma Lei Federal de 2002 e paulatinamente tem sido introduzida nas escolas. “Nesse sentido, a presença da FEUSP no I Encontro Internacional de Pedagogia representa para nós uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos da realidade e cultura local” enfatizou a responsável da FEUSP, tendo destacado que, essa troca é fundamental para que o ensino de novos conteúdos centrados na cultura africana permitam colocar em prática os novos métodos de trabalho junto dos professores, e permitam a divulgação de uma cultura que também é brasileira, e que foi obscurecida e desconsiderada por muitos anos.
DAVID ANJOS