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Terceiras Jornadas Científicas Estudantis da ESPeN - COMUNICADO FINAL

JORNADAS PEDAGÓGICA 1 

Comunicado final

Decorridas nos dias 09 e 10 de Junho de 2016 as Terceiras Jornadas Científicas Estudantis na ESPdN, sob o lema “A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL RUMO A UM ENSINO DE EXCELÊNCIA ”.

Presidida por Sua Excelência o Senhor Governador Provincial do Namibe Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, ladeado pelo Professor Doutor, Engenheiro, Sebastião António, Vice-Reitor para a Administração e Gestão da UMN, em representação do Magnifico Reitor da UMN, Professor Doutor, Engenheiro, Orlando Manuel José Fernandes da Mata e pelo Director da Escola Superior Pedagógica do Namibe Dr. Bernardo Camunda.

A Cerimónia de abertura começou a intervenção do Director Decano da ESPdN, que desejou boas vindas aos ilustres convidados e participantes ao evento. Tendo declarado o objectivo das Jornadas e a sua forma organizativa.

A Sessão de abertura coube ao Senhor Governador Provincial do Namibe Dr. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, tendo realçado a importância da Investigação científica na construção do conhecimento e na solução dos problemas que a sociedade enfrenta pelo que encorajava professores e estudantes em não poupar esforços nesse desafio.

Em seguida decorreu a conferência magistral cujo tema “A investigação Cientifica como ferramenta no Desempenho Académico-ESPdN”, que teve como orador, o Docente, Augusto Cavalo.

Entre os assuntos abordados, destaca-se, A Investigação científica estudantil como parte do Desempenho académico na Escola Superior Pedagógica do Namibe.

No prosseguimento da sessão do primeiro dia foram realizados três cursos com as seguintes temáticas:

  1. A Investigação cientifica estudantil actual na ESPdN;
  2. Estilos de Aprendizagem;
  3. Experimentação alternativa e novos paradigmas na formação e actuação do Estudante;

Dos cursos ministrados, participaram um total de 100 Estudantes.

No segundo dia, tiveram lugar as sessões de trabalhos dos Painéis e Posters, distribuídos da seguinte forma:

- Painel 1 - Didácticas Especiais e metodologia do ensino das ciências. Mudanças e perspectivas actuais.

- Painel 2 - Interacção escola-sociedade na formação do cidadão.

- Painel 3 - A educação ambiental e para saúde escolar.

- Painel 4 - Actualidade do Processo Ensino Aprendizagem.

- Painel 5 - A educação científica e cidadania ante as exigências actuais.

Dos referidos painéis participaram (180) Estudantes, no total de (64) trabalhos.

Das várias temáticas abordadas sobressaíram as seguintes:

  • Actividades experimentais como recurso didáctico na prática docente, recorrendo ao uso de laboratórios;
  • Desenvolvimento de habilidades no processo de ensino aprendizagem;
  • Algumas propostas de melhoramento dos programas e planos de Estudo do I e II ciclos do Ensino Secundário;
  • Articulação do processo de ensino-aprendizagem e a educação ambiental;
  • Aplicação das tecnologias no processo de Ensino-Aprendizagem;

As 3ªS Jornadas Científicas Estudantis, sob o lema “A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL RUMO A UM ENSINO DE EXCELÊNCIA ” produziram as seguintes conclusões e recomendações:

Conclusões:

- Tendo em conta a solução de alguns problemas que a sociedade enfrenta, decorrente do momento actual, A Investigação científica torna-se neste contexto, um recurso para dar resposta às dificuldades hodiernas;

- Perante os desafios do quotidiano académico, a Investigação Científica é a ferramenta adequada na busca do Ensino de Excelência.

- O reconhecimento e a valorização dos recursos naturais do país como fonte segura da investigação científica rumo ao desenvolvimento.

Recomendações:

- Criar estratégias que estimulem a classe Docente e discente a participar de forma activa no processo da Investigação científica;

- Os trabalhos elaborados devem transparecer o rigor científico exigido pela comunidade Científica.

Sob o Lema:

“A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDANTIL RUMO A UM ENSINO DE EXCELÊNCIA ”, façamos da investigação científica a garantia da diversificação do conhecimento e o baluarte do desempenho académico.

Feito em Namibe aos 10 de Junho de 2016.

O Secretariado

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UMN prepara abertura do Curso de Agregação Pedagógica

REUNIÃO DE PERITOS DO CAP

A Universidade Mandume Ya Ndemufayo prevê arrancar com o Curso de Agregação Pedagógica no presente semestre de 2016.

O Curso de Agregação Pedagógica para a formação de competências profissionais em docência universitária será ministrado na base do Acordo de Coopreação que a Universidade Mandume Ya Ndemufayo tem com a Universidade Agostinho Neto. Nesse sentido, a equipa técnica composta por peritos das duas Universidades Públicas angolanas, analisou as questões preliminares inerentes ao início do curso que será dirigido aos docentes do Ensino Superior.

Com este curso a UMN pretende alcançar os seguintes objectivos:

  • Propiciar um espaço de cooperação reflexiva em torno da necessidade de formar profissionais efectivos e competentes na docência universitária e investigação, que possam participar em ambientes competitivos.
  • Favorecer a qualidade da docência universitária e a investigação a partir da aquisição de modos de ctuação, incluídos em modelos de formação de profissionais efectivos e competentes.
  • Potenciar o desempenho, a execução e a direcção do processo docente educativo, com uma visão criativa por parte de profissionais efectivos competentes.

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